domingo, 21 de agosto de 2011

A primavera vem aí

Esse ano (2011) a primavera começará às 9h 4min. do dia 23 de setembro. É quando acontece o segundo e último equinócio do ano. Ou seja, a segunda vez no ano em que dia e noite terão a mesma duração em todos os lugares da Terra. Do Polo Norte ao Polo Sul, passando pelo Equador, dia e noite terão 12 horas de duração, cada um.

A palavra Equinócio significa exatamente isso: dia e noite iguais. O fenômeno se explica pela aparente passagem do Sol pelo Equador Terrestre. A figura acima mostra esse momento.

Depois do início da Primavera o Sol continuará sua caminhada aparente rumo ao sul do Equador. O Polo Sul conhecerá dias cada vez mais longos, e o Polo Norte, noites cada vez mais longas. Nós, que moramos em Bom Despacho, sentiremos esse efeito: o sol começará a nascer cada dia mais cedo e a por-se cada dia mais tarde. Essa tendência será mantida até o início do verão, no Solstício – que acontecerá às 5h 30 min. do dia 22 de dezembro. Dali em diante, os dias começarão a diminuir novamente, no eterno ciclo da vida. Mas isso é outra história.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781