Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Lei destina recursos à construção de ciclovias

Aprovado Projeto do Deputado  Jaiminho Martins que incentiva uso da bicicleta (clique aqui para ver a matéria na íntegra.)


Foto: Ciclovia da Rua Pitangui em Divinópolis (MG) // Divulgação

Foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano projeto de lei que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB). A proposta é do deputado Jaime Martins (PR-MG).
A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara aprovou, nesta terça-feira (02), parecer do deputado Roberto Britto, do PP da Bahia, ao projeto que cria o programa Bicicleta Brasil, nos municípios com mais de vinte mil habitantes. A proposta, de iniciativa do deputado Jaime Martins, do PR mineiro, destina quinze por cento do valor arrecadado com multas de trânsito para financiar o programa. A proposta também já havia sido aprovada na Comissão de Viação e Transportes. A deputada Rita Camata (PSDB-ES), elogiou o projeto. “A proposta é oportuna, pois vai contribuir decisivamente para institucionalizar essa alternativa de transporte em todo o País”, disse. Dos objetivos do PBB, ela destacou a integração das bicicletas ao sistema de transporte público e a promoção de campanhas sobre os benefícios do uso da bicicleta.

O PBB apóia estados e municípios na instalação de bicicletários públicos e construção de ciclovias, promove a integração das bicicletas ao sistema de transporte público coletivo e campanhas de divulgação dos benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte econômico, saudável e ambientalmente adequado. Segundo Jaime Martins, a melhoria das condições de mobilidade urbana "é um dos grandes desafios do poder público atualmente". Ele destacou ainda a necessidade de se buscar a redução da emissão de poluentes. "Essa circunstância tem levado os governos, em vários locais do planeta, a voltarem suas atenções para a bicicleta como meio de transporte e investir em energia limpa é fundamental. Paralelamente, tenho atuado com incentivos a construção de ciclovias e faixas especiais para a prática. Divinópolis, no centro-oeste mineiro, é uma cidade, por exemplo, que foi beneficiado com recursos do governo federal para a construção de uma ciclovia", informou o Deputado., ressaltando que a alternativa vem sendo adotada também por países europeus, como França, Bélgica, Holanda e Alemanha, e por cidades brasileiras, como Joinville e Blumenau, em Santa Catarina, com resultados satisfatórios.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781