Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

5º Ano da E. M. Flávio Cançado visitam Ouro Preto

A Professora Laurene Campos, professora da E. M. Flávio Cançado Filho, conta assim a excursão de sua turma a Ouro Preto:
Conhecer a história do próprio país é fundamental para que a pessoa construa sua identidade. E ter contato com um patrimônio artístico e histórico rico como existe nas cidades históricas mineiras é mais importante ainda para as nossas jovens gerações. O que se verifica, no entanto, é que muitos mineiros das classes populares nunca viajaram a essas cidades históricas e nem entendem ao certo o valor do patrimônio artístico ali depositado, assim como qual o papel histórico de Tiradentes, o trabalho artístico de Athaíde e Aleijadinho, dentre outros tópicos importantes e de grande interesse para a escola.


   Visando um melhor entendimento e conhecimento de seus alunos, a professora do 5º ano, Laurene Campos do Espírito Santo, desenvolveu um projeto com seus alunos sobre os 300 anos do ciclo de ouro em Minas Gerais. Período este de extrema importância para nosso estado, por que com a ambição dos imigrantes formou-se uma grande mistura de povos dando origem a uma nova sociedade na região que é hoje Minas Gerais. A grande procura pelo ouro fez com que várias cidades dos dias atuais fossem surgindo terminaram por fazer de Minas Gerais um lugar cheio de história e rico em cultura.

    Então, no dia 7 de setembro, um ônibus saiu de Bom Despacho rumo a Ouro Preto, levando as crianças do 5º ano da Escola Municipal Flávio Cançado Filho para uma excursão muito importante em suas vidas: conhecer as ruas, museus e igrejas da cidade de Ouro Preto, antiga capital de Minas Gerais. A instrutiva visita foi organizada pela professora Laurene Campos do Espírito Santo (que circulou pela cidade dando explicações às crianças). Ela contou com auxílio atento do professor Marcelo Teixeira e a presença da professora Regina. Valeu também o atencioso apoio de Brasilina, Tatiane e Ana Paula, funcionárias da escola que se dispuseram a apoiar e ajudar os professores.

    As crianças ficaram fascinadas com o Museu da Inconfidência, a Praça e a estátua em homenagem a Tiradentes, assim como puderam observar o casario colonial de Ouro Preto. Foram visitadas, também, as esculturas de Aleijadinho e as ricas igrejas, com decoração abundante de Ouro, ouro esse que até deu nome à cidade. Para melhor proveito dos alunos, Laurene e os demais professores explicaram o estilo barroco da cidade, assim como nomearam seus grandes autores, fases e características.

    A visita foi extremamente bem sucedida e ver o olhar de fascínio e curiosidade das crianças não tem preço.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781