Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Coisas da Justiça de Brasília e cafundós do país

O artigo abaixo, do jornalista José de Castro, foi publicado antes de ontem (10/10) blog do Prof. Massote:
Um grupo de pessoas participou nesta segunda-feira de manifestação diante do fórum de Bom Despacho, no interior de Minas, para pedir pressa no julgamento do pedido de afastamento do prefeito municipal. O vereador Fernando Cabral [aqui e aqui] entregou aos juízes e promotores da comarca uma carta, dizendo: “Meses atrás, num processo rápido e fulminante, os senhores condenaram uma mulher a dois anos de reclusão. O crime dela: colocou à venda cerca de 100 DVDs piratas.”

E prosseguiu lembrando que, contra o prefeito Haroldo Queiroz

e seus secretários há mais de dez processos por improbidade administrativa. “Os crimes de que são acusados: desvio de milhões do dinheiro público; abandono de doentes; poluição ambiental em alta escala; enriquecimento ilícito; descumprimento de ordem judicial. O processo contra a mulher avançou rápido. Entretanto, os processos contra o prefeito e seus secretários arrastam-se a passo de lesma. Alguns, paralisados, nem se arrastam. Por que essa diferença?”

Duvido que juízes e promotores de Justiça de Bom Despacho respondam. Eu não poderia responder por eles, mas posso transcrever algumas informações que li na imprensa nos últimos dias que mostram como nosso Judiciário se deixa envolver por assuntos que interessam aos poderosos, aí incluindo os próprios juízes. São indícios, e o leitor que tire suas conclusões:


1. Julgamento marcado hoje na 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro vai decidir o valor de uma dívida já reconhecida pela Petrobras, em ação popular transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal, mas que pode ser elevada a um total superior a R$ 5 bilhões. O caso remonta à gestão de Paulo Maluf no governo de São Paulo (1979-1982) e à criação do consórcio Paulipetro. A Petrobras alega ter participado apenas da venda de dados sísmicos e que não deve mais que R$ 2,4 milhões. Veremos.


2. Um batalhão de 1.211 vigilantes e seguranças garantem a proteção de 93 ministros e o controle do entra-e-sai, em Brasília, nos prédios do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal Superior do Trabalho e do Superior Tribunal Militar. São 13,2 guardas para cada um dos brasileiros que alcançaram o topo da pirâmide da magistratura. Enquanto isso, nos 15,7 mil quilômetros que separam o Brasil de seus vizinhos, por terra, a Polícia Federal tenta combater a passagem de armas e drogas, além de frear o contrabando, com um grupo que varia entre 900 e mil agentes. Número que supera até mesmo a tropa de 969 vigilantes contratados para cuidar do cofre do Tesouro: as nove diretorias e a sede do Banco Central na capital federal. A elite do Judiciário ainda conta com um batalhão de 386 recepcionistas, 287 motoristas e 271 copeiros e garçons.


3. Do advogado Walter Ceniva, colunista da “Folha de S. Paulo”, sobre a tentativa da Associação dos Magistrados Brasileiros de tolher a ação do Conselho Nacional de Justiça contra a corrupção dos juízes: “O banditismo da sentença negociada, do favorecimento indevido do afortunado em face do desprovido, do doce convencimento de que as vantagens oferecidas pelos poderosos não sacrificam a lisura de suas decisões, esse normalmente passa sem ser apurado. Nem mesmo quando evidente que o magistrado acusado tem padrão de vida superior ao que razoavelmente se pode aceitar com seus rendimentos.


Quando mais de uma pessoa confiável atribuir o mesmo mau comportamento a alguém, a corregedoria tem o dever de interferir. É sua missão.”


Em seis anos de atuação, o CNJ condenou 49 magistrados. Desse total, 24 foram punidos com a pena máxima no plano administrativo – a aposentadoria compulsória. Nenhum juiz foi para a cadeia, nenhum ganho indevido no exercício do cargo foi devolvido pelo corrupto.
(*) - Jornalista

9 comentários:

Anônimo disse...

Haroldo tem alguém muito forte no judiciário para ficar impune assim! Essa é a única explicação....QUEM É ESSA PESSOA FORTE NO JUDICIÁRIO QUE ESTÁ ACOBERTANDO OS CRIMES DO HAROLDO QUEIROZ?????????????

Anônimo disse...

quem??? O Judiciário de Bom Despacho, infelizmente, está mal representado. Temos um juiz filho da cidade. Impressionante como o TJMG permite esse tipo de coisa... Pior é saber que as coisas podem mais difíceis, porque estamos prestes a ter mais uma filha da terra frente ao Judiciário local. Triste constatação, mas aqui em BD não existe a mínima isenção do Juiz, justamente porque, por ser aqui nascido e ter familiares na cidade, fica difícil decidir com imparcialidade. Sempre há troca de favores...

Anônimo disse...

infelizmente o dinheiro compra esse tipo de "negocio".O dinheiro é a fonte da corrupção politica. O DINHEIRO COMPRA QUASE TODAs as pessoas.

Anônimo disse...

No caso de Bom Despacho, o DINHEIRO compra todas as pessoas que não deviam se deixar influenciar.. tá osso assistir essas coisas sem poder fazer absolutamente nada, porque quem pode mudar, prefere fechar os olhos...

Anônimo disse...

Verdade, como pode uma cidade como Bom Despacho, onde todo mundo conhece todo mundo, todo mundo é parente de todo mundo, ter juízes nascidos e criados aqui? O resultado disso é IMPUNIDADE!!!!!! Temos que nos unir e mostrar para p Brasil o que está acontecendo com a nossa cidade!

Anônimo disse...

Endosso totalmente o comentário acima. Juiz tem que ser isento, e a prova de que não dá certo esse negócio de um magistrado exercer suas funções na cidade em que nasceu e foi criado, enfim, que tem vínculos, está aí, pra todo mundo ver. É óbvio que nosso Juiz não consegue tomar nenhuma decisão porque tem o "rabinho" preso com o Prefeito. Depende do Haroldo para colocar funcionários cedidos pela Prefeitura dentro do fórum, para utilizar máquinas em sua fazenda... além do que, o filho do nosso Juiz namora uma parente do Prefeito. Fica difícil mesmo decidir alguma coisa... Temos que lutar sim, e ir aos órgãos competentes para impedir essa situação! Juiz tem que ser imparcial, não pode pender para um lado ou outro. Tem que ser justo! Fernando, há algo que possamos fazer? Imprensa, ofícios, matérias em jornais, algo adianta?

Anônimo disse...

Caro colega, a unica maneira de mostrar isso para o brasil, é só atraves da midia poderosa que é a televisão. Acho engraçado que, para mostrar festas como carnaval, cantores famosos,festas na expor... isso a gente ver na tv, mas corrupção, menosprezamento das autoridades,isso ninguem que tem peito para ir nas emissoras e expor e convocá-los a fazer uma materia completa a respeito do que está passando em nossa cidade. Já reparou que a imprenssa é um dos unicos recursos que nossa constituição nos dá para fluir com uma noticia tão séria e horrorosa?Sem a imprenssa o brasil fica mais fraco,fica mais vulneravel aos politicos corruptos.

Anônimo disse...

Nos ajude Fernando, você é nossa voz!!!! Vamos denunciar isso no Conselho Nacional de Justiça, chamar jornais de circulação NACIONAL!!!! O Brasil precisa saber o que acontece aqui em Bom Despacho! Vamos colocar a boca no trombone e mostrar que não somos burros, como o prefeito e sua família fala!

Anônimo disse...

É Vereador, somente Vossa Excelência pode nos representar nesse momento. O que está acontecendo em nossa cidade tem que ser levado ao conhecimento dos órgãos competentes, porque situações muito parecidas podem continuar acontecendo se não fizermos nada.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781