Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A verdade é uma só: a prefeitura está sem dinheiro

Um assessor do prefeito tenta nos convencer de que o Município não está com dificuldades financeiras. Veja a seguir:

Caro Fernando,
Sobre este assunto terei que comentar, pois seu entendimento está equivocado. O município não está atolado em dívidas, muito pelo contrário. As dívidas do município são normais e aliás, esta prefeitura é uma das poucas da região que está com sua contabilidade mais em dia.


O Município está atolado em dívidas. Atrasou o pagamento do PA (Pronto Atendimento) por dois meses (pagou com dinheiro adiantado pela Câmara). Está em atraso com diversos fornecedores. Não tem dinheiro em caixa. Não deu aumento para os servidores (o atraso é desde maio).
Desafio o assessor a provar com NÚMEROS o que afirma. Vamos começar pelos empenhos liquidados e não pagos e os saldos nas contas bancárias. Inclusive na reserva para pagar salários e gratificação natalina.

Quanto a usar verba federais para aumentar salários de servidores, vc sabe que a lei não permite, pois toda verba federal vem para o município com destinação já definida no projeto apresentado em Brasília.

Eu não disse que as verbas federais podem ser usadas para aumentar salários dos servidores. Portanto, o assessor está inventando.
O caso que mencionei refere-se às 23 emendas à MP 462/09. O dinheiro dessas emendas chegará como aumento do FPM (Fundo de Participação do Município). Portanto, poderá sim, ser usado para pagar salários dos servidores.
Mas há outros casos. Por exemplo, para pagar professores e gratificar servidores da educação (FUNDEB). Ou, ainda, para assegurar o piso salarial (Lei no 11.738, de 16/7/2008). Isto sem falar nos casos de PSF e combate a endemias.
Outra forma é conseguir verbas federais para fazer pontes, esgoto sanitário, canalizar rios. Essas coisas são de obrigação da prefeitura. Quando vem a verba federal sobra o dinheiro do município que pode ser aplicado em melhores salários.


Portanto, há mais de uma forma de usar o dinheiro federal para melhorar a remuneração dos servidores.

E finalmente, prefeito que não consegue verba federal é que é incompetente. Sem essas verbas não seriam feitas tantas obras que vc e todos podem comprovar em todos os bairros da cidade.

Sem dúvida. Quanto mais verbas federais o prefeito conseguir, melhor.
Porém, meu comentário diz respeito aos prefeitos que são péssimos administradores. Arrecadam e enterram o dinheiro só deus sabe onde, e nada fazem. Depois ficam chorando pitangas, esperando as verbas do governo federal.
O prefeito deve administrar com o dinheiro do Município. Se souber fazer isto, o que vier do governo federal será muito vantajoso.
Mas não é isto que acontece em Bom Despacho.
Aqui, o dinheiro federal que chega é mal usado, dilapidado, evaporado. Por exemplo: onde está o dinheiro que veio para a Praça da Estação? Ela até hoje está sem banheiro e a locomotiva continua sem teto. Cadê o dinheiro para fazer essas coisas? Por que elas não foram feitas até hoje?
Isto mostra que a administração é péssima e não sabe nem mesmo usar o dinheiro extra que o governo federal manda.

Essa informação é para que os leitores de seu blog não fiquem desinformados, porque até agora seus comentários sobre a administração municipal são de inteiro interesse político, ou seja, tudo o que for feito, será mal lembrado por vc, para que os seus leitores acreditem somente em sua versão, mas o Parreiras estará presente aqui, sempre que a informação for destorcida ou desinformadora. Um abraço do amigo Acir Parreiras.

O assessor pode convencer a qualquer um: basta mostrar o números. Os verdadeiros. Até lá, ficaremos com as evidências que mostram o contrário:
• Atraso no pagamento do PA (Pronto Atendimento)
• Adiantamento de devolução do dinheiro da Câmara
• Atraso no pagamento dos fornecedores
• Falta de pagamento de diárias na forma da lei
• Desconto de vantagens de servidores que saem de licença
• Ameaça de diminuir o pagamento devido às professoras
• Obra inacabada na Praça da Estação (cadê os banheiros e o teto da locomotiva?)
• Interrupção na obra da ponte dos bairros Rosário e Palmeiras
• E o aumento dos servidores, que é devido desde maio?

A prefeitura está atolada. Por isto é preciso atenção especial para que o prefeito não pague outras dívidas e deixe os servidores sem salários.
Sem esquecer o décimo terceiro que deverá ser pago dentro de três meses. Até agora não há dinheiro reservado para isto.
Mas o assessor poderá me desmentir a hora que quiser: é só apresentar os NÚMEROS VERDADEIROS e eu me curvarei às evidências. Até lá, peço que ele se curve aos fatos apresentados.

3 comentários:

Laurene disse...

O Parreirão então tá ouvindo aqui? Õ meu caro, nos fundos da minha casa, perto da Santa Casa, tá cheio de lixo hospitalar e entulho. Vou ter que denunciar onde, na TV Integração, no Greenpeace?

Vê se faz alguma coisa ao invés de encher o saco do Fernando, pÔ!

Durock disse...

Se a questão são obras inacabadas e/ou mal feitas e/ou abandonadas, dêem uma olhada na situação do Cristo do Babilônia: http://andredurock.blogspot.com/2009/09/took-red-pill-7-oracao.html

Cristiano Wild disse...

Olha Cabral tomara que o salário do servidor, que ja é extremamente defasado, não atrase mesmo, pois aí o prefeito vai criar enorme problema para si, nada revolta mais uma classe que atrasos de pagamento, afinal temos família para cuidar. Os servidores concursados, que entraram pela porta da frente na prefeitura através de seu esforço pelo estudo, estão sendo moralmente ricularizados por pessoas que usaram a porta de trás da prefeitura, o acordo político, o apadrinhamento, a troca de favores, e quem paga a conta é o contribuinte de Bom Despacho.

Palavras de um Servidor Indignado

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781