Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Salário dos servidores poderá atrasar

O prefeito zerou o caixa da prefeitura. Por isto não está pagando a seus fornecedores. Ou está pagando com atraso. Foi o que aconteceu com o PA (Pronto Atendimento), cujo pagamento atrasou por quase três meses. Pouco faltou para o PA fechar as portas.

Para que a população não ficasse sem antedimento médico, os vereadores adiantaram R$ 106 mil para o prefeito. Com isto ele pagou dois meses que estavam vencidos e manteve o PA aberto.

O mistério

A cidade está parada. Não há obras, não há colocação de asfalto sonrisal, não há investimentos. Portanto, a pergunta que todo mundo se faz é: onde está o dinheiro?

O salário dos servidores

Se o dinheiro continuar sumido, o próximo atraso será o do salário dos servidores. Mês passado foi difícil completar a folha. Para o pagamento deste mês (setembro) ainda está faltando muito dinheiro.

O pior é que, mesmo assim, o prefeito não suspendeu as gratificações absurdas que paga a seus protegidos.

Se o prefeito não arrumar a casa, não acabar com os desvios de todas as naturezas e não puser fim às más aplicações, não demora muito e a administração ficará paralisada de vez.

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo Fernando,

Qual o valor arrecadado mensalmente pelo município?
Deste valor qual % é destinado à folha de pessoal (incluindo servidores, COMEMSIONADOS e legislativo?
Quais as sugestões para redução da dívida e aumento do volume para o que realmente interessa, sáude e educação?
Sou contra a contratação de cargos COMEMSIONADOS, não vejo nenhuma necessidade. Quadro de pessoal têm que ser da prefeitura e não do prefeito do momento. E aceitável somente o secretariado, que em minha análise não deveria ser superior a 5 cargos, Sáude, Educação, Administração, Obras e Limpeza (juntos) e Esportes (talvez) para município de nossa grandeza. Também discordo totalmente de salários para vereadores, no máximo ajuda de custo. Será que se retirarmos o salário teríamos a mesma quantidade de candidatos? Não acredito. O que ocorre é que a maioria dos vereadores se transformam em agentes sociais, funcões que existem nos quadros da administração pública mas que os mesmos utilizam para encurralar seu eleitores, com total incentivo do atual prefeito. Vejo que realmente nós precisamos, na população, dos serviços prestados mas que deveriam fluir sem a interferência do vereador social.
Esta questão de eleições a cada dois anos atrapalha muito, deveria juntar tudo. Evitariamos algus desvios.

Fernando Cabral desmente... disse...

Gilson
As receitas previstas são da ordem de R$ 3,7 milhões/mês. Para reduzir as dívidas seria necessário reduzir as despesas desnecessárias (comissões, por exemplo) e racionalizar as compras. Isto significa pagar o preço justo, mas não mais, como hoje acontece. Também acabar com o desperdício, como asfaltado mal feito e refeito. Isto, sem falar na colocação de asfalto sem colocação prévia da rede pluvial e de esgoto.
Deixar de remunerar os vereadores é uma excelente sugestão. Entretanto, sou realista: esta proposta não será aprovada.
Com relação à eleição a cada dois anos, tenho dúvidas. Penso que há pontos a favor e pontos contra. Um dos pontos a favor é que o povo precisa aprender a votar. Quanto mais votações houver, maiores as chances de aprender mais cedo (também errando se aprende!).

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781