Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Contas do Município: de mal a pior

As planilhas mostram que situação financeira do município está pior do que parecia (veja abaixo). Somando o desconto do ICMS e a queda no FPM, daqui para dezembro Bom Despacho deverá perder R$ 200 mil ou mais, por mês. No final do ano, fontes de repasse como o IPVA são irrelevantes. Também é irrelevante o recolhimento de IPTU. Portanto, não ajudarão a tirar o município do buraco em que o prefeito o meteu.

É certo que os atrasos nas contas dos fornecedores aumentarão.

Quanto aos salários e ao décimo terceiro dos servidores, há apenas duas esperanças: ou o governo federal aumenta o repasse do FPM, ou o prefeito aprende a administrar a escassez.

Administrar a escassez é coisa que o Haroldo e seu Secretário de Administração nunca souberam fazer. Portanto, não é realista esperar solução por esse caminho.

Quanto ao Governo Federal, há esperanças. Afinal, o presidente quer eleger sua sucessora. O ano que vem é ano eleitoral. Isto significa que não falta boa-vontade para abrir a torneira. Se isso acontecer, talvez o prefeito consiga pagar o décimo terceiro. Caso contrário, os servidores ficarão na mão.

(clique na imagem para vê-la maior)



Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781