Páginas

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Que cor é essa?

Observe as duas ilustrações abaixo. Se lhe parecerem iguais, você é daltônico. Se lhe parecerem bem diferentes, você não é daltônico.


 Entre os homens, 6% acham que as duas imagens acima são iguais. Entre as mulheres, 0,5%. Para você que enxerga a enorma diferença entre elas, isto pode não fazer sentido. Mas é assim que os deuteranômalos enxergam o mundo: não distinguem o verde do vermelho.

A diferença entre as imagens é apenas na predominância das cores. Uma tem mais vermelho, a outra tem mais verde. É essa incapacidade de distinguir essas cores que permite ao daltônico colorir de verde os lábios de uma mulher. Ou pintar de vermelho uma folhagem. Para ele, não há diferença. Por isto acha normal.

A única coisa que ele não entende é por que uma caixa de lápis de cor vem com dois lápis da mesma cor que algumas pessoas chamam de vermelho e outras chamam de verde!

Daltonismo não é burrice, não é confusão de nomes, não é troca de cores

Daltônicos não são burros. Eles não têm dificuldade para aprender o que são cores. Daltônicos não confundem nomes. Tampouco "trocam" cores. Eles não acham que verdé é vermelho e que vermelho é verde. Eles não trocam uma pela outra. Para eles, são ambas iguais. Só isto.

Agora, afigure a situação em que uma professora repreende uma criança daltônica que pintou de verde a pele de uma pessoa. A criança não consegue ver o que fez de errado. Não entende o que a professora está dizendo. Por isto fica abatida, desestimulada e até revoltada.

Isto acontece todos os dias em nossas salas de aula. Acontece em casa, também. Mães e professoras (por serem mulheres) raramente são daltônicas. Se não forem informadas de que 8% dos meninos (homens) sofrem de daltonismo, poderão causar-lhes grande e desnecessário sofrimento ao obrigá-los a "aprender as cores".

Conte os Tês

Conte quantas letras T você vê na figura ao lado. Menos de seis? Você tem alguma forma de daltonismo

Quantos são os daltônicos?

Em Bom Despacho há cerca de 3.500 daltônicos. Muitos são crianças e jovens em idade escolar. Pelo menos alguns deles estão sofrendo por causa da ignorâncias dos pais e dos professores. Outros são adultos e estão sofrendo com informações baseadas em cores.

A tristeza do daltônico é quando ele pergunta onde mora o José da Silva e o informante responde: "É a primeira casa verde depois do portão vermelho". Ele sabe que não vai encontrar nem o portão vermelho nem a casa verde.

Ao testemunha perante o delegado ele fala: "o carro era verde, Doutor". A mulher dele corrige: "Não, Pedro, era vermelho"...

Daltônicos não encontram frutas maduras

Daltônicos têm muita dificuldade de distinguir frutas verdes de frutas maduras. Para eles, são iguais. Por isto, são um desastre no pomar. Por isto criam o hábito de apertar a fruta para verificar se está madura. Ou então aprendem outros recursos, como observer manchas, brilho, pedúnculo seco.

Abaixo temos a mesma foto de uma manga. A da direita representa como o daltônico enxerga a manga da esquerda.


Namoro de daltônico

Ficou vermelha de raiva? Não adianta. O daltônico não percebe quando a namorada fica vermelha de raiva, de vergonha ou de paixão. Para ele a cara dela está sempre verde, como em qualquer outra ocasião.

4 comentários:

Carolina Moreira disse...

Excelente matéria de assunto tão pouco abordado nas escolas!

Unknown disse...

Fernando, como vai!!!
eu tenho o daltonismo, mas, não é o verde com o vermelho que faço confusão, e sim, o verde com o cinza, marron com verde escuro. São as variações de tonalidades. Pigmentação das cores. Normalmente as cores basicas da pra distinguir, apenas qdo muda a tonalidade, ai sim, bagunça tudo...hehehehehe@

Unknown disse...

as cores que mais confundem sao o verde com o cinza, verde escuro com marron, dentre outras, depende da tonalidade da cor. a medida que vai alterando a tonalidade,vai ficando mais dificil distinguir. E realmente é um tema pouco abordado na escola.

Fernando Cabral desmente... disse...

Rodney

Ainda assim, é possível que você tenha problema com o verde e o vermelho. Note que o marron é uma combinação de verde com verlho. Talvez você o confunda ora com o verde, ora com o vermelho. De qualquer sorte, há testes que indicam precisamente quais os tons que você confunde.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781