Páginas

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Gripe Suína e Estatística

Segundo informe do governo de Minas, a gripe suína ataca mais as mulheres e as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos (confira. aqui). Entretanto, os números apresentados não permitem essa conclusão. Pode-se afirmar que há mais casos confirmados envolvendo mulheres (133) do que homens (106). Afirmar mais do que isto é irresponsabilidade.

Mulheres são mais suscetíveis?

Os números não permitem concluir que as mulheres são mais suscetíveis do que os homens. Isto, por três motivos.
O primeiro é que os números são pequenos quando confrontados com a população total. O segundo é que a população feminina é maior do que a masculina. O terceiro é que as mulheres estão mais envolvidas em atendimento ao público (recepcionistas, enfermeiras, comissárias de bordo, professoras de crianças).
O primeiro elemento torna estatística suspeita, para dizer o mínimo.
O segundo exige correções que os números divulgados não contêm.
O terceiro exige uma análise das profissões das mulheres contaminadas.

As pessoas de 20 a 39 são mais suscetíveis?
Mais da metade (54%) da população brasileira tem entre 20 e 59 anos. Portanto, é natural que 55,6% das ocorrências de gripe suína ocorra nessa faixa. Portanto, os números até aqui obtidos não permitem afirmar que há maior susceptibilidade entre os adultos maduros e os jovens adultos.
As únicas faixas que destoam um pouco são as das crianças de 5 a 9 anos e dos jovens de 15 a 19. Elas representam 8,9% e 93,% da população, mas respondem - respectivamente - por 21,3% e 4,3% dos casos de contaminação. Mas os números de casos são tão pequenos que não podemos afirmar que as crianças 5 a 9 são mais sujeitas e os jovens de 15 a 19 são mais protegidos.

Os números não sustentam conclusões

Até aqui os números não sustentam conclusões quanto à relação entre faixa etária e gripe suína. Quanto ao sexo, tampouco. Entretanto, pode ser o caso de as crianças entre 5 e 9 anos estarem mais sujeitas. Não por questões orgânicas, mas porque frequentam salas de aulas contaminadas. Mas é difícil explicar porque os jovens entre 15 e 19 estariam mais protegidos. Eles são os campeões do desafio e do descuido.

Seja como for, essas duas discrepâncias (5 a 9 e 15 a 19) recomendam maior desconfiança com relação aos números. Com base neles, nenhuma afirmação é possível. Muito menos que as mulheres e as crianças são mais suscetíveis.

Distribuição da gripe em Minas Gerais

O mapa abaixo mostra a distribuição da gripe por município. A produção é da Gerência de Vigilância Epidemiológica - SES/MG.

Um comentário:

giovano disse...

Prezado Vereador,

Além dos problemas estatísticos, há outro prático e político: Minas não tem os reagentes para exames há mais de um mês e meio. Atendi (sou médico) quase uma centena de pessoas com sintomas gripais, mas nenhuma fez (por não querer ou por não haver onde) o exame. Isso cria um viés intrasponível na análise de qualquer dado em relação à gripe suína. Diz-se nos meios médicos em Belo Horizonte que a irmã do governador (sempre ela) teria conseguido vetar mais essa notícia na imprensa.
Seja como for, os meios de comunicação brasileiros contribuíram para a criação de um clima de paranóia na população que não tem bases na realidade; em parte, quiçá, por nem saber analisar os fatos. A divulgação dos números citados por este blog expõe esses dois problemas: governo (estadual, neste caso) incompetente e imprensa incapaz.
Empiricamente falando, esse vírus na clínica não parece muito diferente dos que nos visitam a cada ano; talvez uma pouco mais contagioso. Mas nem mesmo isso se pode afirmar, pois não há dados dignos de confiança.
Saudações,

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781