Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

Segundo família, policiais espancam até a morte rapaz de 16 anos

Sexta-feira (8/10) a cidade viveu um dia de comoção. Familiares, vizinhos e testemunhas afirmam que dois policiais militares espancaram até a morte o menor José Paulo de Carvalho Lacerda, de 16 anos.

Segundo as testemunhas, o menor, com um companheiro na garupa, passou por uma viatura da PM na Av. Dr. Roberto, nas proximidades da cadeia. Com medo, entraram no prolongamento de terra da avenida. Os policiais deram a volta e os alcançaram mais adiante, pois na fuga, cairam.

Nesse momento eles teriam sido algemado e submetido a uma pancadaria. Conduzido à Santa Casa, José Paulo morreu após ser submetido a uma cirurgia de emergência para estancar a hemorragia interna.

Na manhã de domingo (10/10) dezenas de motociclistas e alguns carros fizeram uma passetada pelas principais ruas e bairros da cidade. Eles pedem justiça.

12 comentários:

Gutemberg disse...

O pior é que um desses policiais foi suspeito de um mesmo caso há alguns anos atrás, perdi um amigo espancado por um monsrto de farda, a família chora sua morte até hoje.
Todos na cidade sabem da fama desse tal PM, ele amaeça a todos. Todos que não tenham, como diz o ditado: "costas largas".
Agora me pegunto, o que acontecerá com esse policial? Nada!
Enquanto a polícia não se sbmeter ao poder judiciário, enquanto esses monstros forem julgados pelos seus, não haverá justiça!

Quirino disse...

Está havendo excessos por parte de alguns policiais, sim! Talvez, um certo despreparo, pseudo-policiais que vestem uma farda e acham que podem cometer esses absurdos! Tem de haver um melhor preparo, uma ação, enfim, por parte do comando destes homens!

ervinho disse...

ESTAMOS NA DITADURA, NO RIO DE JANEIRO, OU NA CIDADE SORRISO CHAMADA BOM DESPACHO...CHEGA! VAMOS ATRAS DOS NOSSOS DIREITOS,ATRAS DOS RECURSOS CABIVEIS PARA PUNIÇAO DOS CULPADOS...

Unknown disse...

Cadê o nome dos policiais? Quero ver se na imprensa vai sair o nome ou só as iniciais.

Clenio Araujo disse...

Concordo, Tiago: kd os nomes dos nossos funcionários pagos pra zelar pela nossa segurança? Apuração rigorosa e punição já, doa a quem doer. Vamos continuar acompanhando esse caso. Numa das comunidades de BD no orkut, esse é um dos assuntos mais discutidos.

Unknown disse...

A POLICIA QUE É PAGA PRA ZELAR DA NOSSA SEGURANÇA,ESTA SENDO PAGA TAMBEM PARA MATAR INOSCENTE????CLARO QUE NAO SAO TODOS GRAÇAS A DEUS!MAS ALGUNS ACHAM QUE PELO FATO DE ESTAR VESTINDO UMA FARDA PODE SAIR ESPANCANDO TODO MUNDO,ESSE CASO AI DEMOROU ACONTECER POR QUE,ISSO JA ERA COMUM PARA A ROTINA DESTES POLICIAIS!QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA,CREIO QUE A DE DEUS SERA MAIOR!!!

Unknown disse...

O que mais me deixa preocupado e entristecido é ver que um legislador ,no qual eu votei, vem aproveitando-se do clamor público para angariar eleitores menos esclarecidos, o que é fácil. Ele como se diz conhecedor jurídico, não basta dizer que é bacharel em direito para saber acerca de leis. Vem através de seu blog e com o título "policiais espancam até a morte rapaz de 16 anos", de forma sensacionalista e totalmente preconceituosa dizer o que não se provou. O Princípio Constitucional da presunçõa de inocência passou longe de ser respeitado. É certo que os policiais são obrigados a cumprir e fazer cumprir as leis, portanto têm o direito, também constitucional, a ampla defesa e contraditório, assegurados em um processo judicial. Até o momento não foi dito por este bloguista, se é assim que posso falar, as circuntâncias que se deram o evento citado. Não se falou que o adolescente estava transitando com uma motocicleta próximo a Cadeia; que é inabilitado para conduzir motocicletas, haja vista ser memor; que diversas vezes foram presas pessoas ou apreendidos menores tentando adentrar com drogas e celulares na cadeia; que o pai do menor que veio a óbito já esteve preso; que o tio do menor já fora preso por tráfico de drogas, que os dois adolescentes que estavam na moto evadiram em altíssima velocidade quando visualizaram que uma viatura estava próxima. Argumentos estes citados anteriormente são claros e de conhecimento de todos, basta verificar o boletim de ocorrência. Já o que foi postado nesse blog por um representando do nosso legislativo municipal, e o mais votado nas últimas eleições foi simplesmente escandalizar um fato, sem respeitar princípios. O correto ao menos seria ele ter anteriormente procurado a instituição em que os agentes do Estado prestam serviço, a fim de se oportunizar ambas as partes o direito de posicionar a respeito. Contentou-se apenas com a comoção da mãe, o que normal de se esperar de qualquer mãe. A justiça existe e não se faz dessa forma, aproveitando-se do desconhecimento dos menos favorecidos, caro bloguista.

Fernando Cabral desmente... disse...

"O que mais me deixa preocupado e entristecido é ver que um legislador ,no qual eu votei, vem aproveitando-se do clamor público para angariar eleitores menos esclarecidos, o que é fácil."
Se eu tivesse esse propósito, já teria desistido. Mas penso que devo dizer o que acredito ser verdadeiro e necessário, não o que agrada.
"Ele como se diz conhecedor jurídico, não basta dizer que é bacharel em direito para saber acerca de leis. Vem através de seu blog e com o título "policiais espancam até a morte rapaz de 16 anos", de forma sensacionalista e totalmente preconceituosa dizer o que não se provou. O Princípio Constitucional da presunçõa de inocência passou longe de ser respeitado. É certo que os policiais são obrigados a cumprir e fazer cumprir as leis, portanto têm o direito, também constitucional, a ampla defesa e contraditório, assegurados em um processo judicial."
Confesso minha ignorância quando o assunto é lei. Essa ignorância não esconde minha certeza de que o rapaz que morreu não teve chance de defesa; não teve direito ao contraditório e não teve direito à presunção de inocência. Está morto. Quanto aos policiais, eles terão todos os direitos que a Constituição e a lei lhes assegura.
“Até o momento não foi dito por este bloguista, se é assim que posso falar, as circuntâncias que se deram o evento citado. Não se falou que o adolescente estava transitando com uma motocicleta próximo a Cadeia; que é inabilitado para conduzir motocicletas, haja vista ser memor; que diversas vezes foram presas pessoas ou apreendidos menores tentando adentrar com drogas e celulares na cadeia; que o pai do menor que veio a óbito já esteve preso; que o tio do menor já fora preso por tráfico de drogas, que os dois adolescentes que estavam na moto evadiram em altíssima velocidade quando visualizaram que uma viatura estava próxima.”
O comentário é infeliz.
Primeiro, ninguém é proibido de transitar com moto próximo à cadeira. Isso é inteiramente irrelevante para o caso;
Segundo, a pena por dirigir sem habilitação é a detenção de seis meses a um ano ou multa, não é a execução sumária.
Terceiro, a prisão de pessoas e apreensão de menores que tentam adentrar com drogas na cadeia não dá à polícia direito de perseguir, prender e matar ninguém.
Quarto, mencionar em defesa da violência o fato (supondo que seja fato) que o tipo é traficante e o pai já foi preso é uma aberração jurídica erradicada há muitos e muitos séculos.
“Argumentos estes citados anteriormente são claros e de conhecimento de todos, basta verificar o boletim de ocorrência. Já o que foi postado nesse blog por um representando do nosso legislativo municipal, e o mais votado nas últimas eleições foi simplesmente escandalizar um fato, sem respeitar princípio.”
No presente caso, o boletim é suspeito e de pouco ou nenhum valor probatório. Afinal, foi lavrado pelos suspeitos. Portanto, falta-lhe isenção.
“O correto ao menos seria ele ter anteriormente procurado a instituição em que os agentes do Estado prestam serviço, a fim de se oportunizar ambas as partes o direito de posicionar a respeito. Contentou-se apenas com a comoção da mãe, o que normal de se esperar de qualquer mãe. A justiça existe e não se faz dessa forma, aproveitando-se do desconhecimento dos menos favorecidos, caro bloguista.”
Em primeiro lugar, o blog não faz justiça, ele noticia. Em segundo lugar, esse blog nunca fechou as portas a quem quer que deseje se manifestar. A família se manifestou. A polícia e os policiais também poderão se manifestar. Basta que queiram. Até agora, porém, se mantiveram calados (exceto por participações “extraoficiais”).
Finalmente, chamo a atenção do comentarista para o fato de que em momento algum divulguei o nome dos suspeitos. Essa omissão (pela qual já fui criticado) é um cuidado para que ninguém seja injustamente submetido à execração pública.
Peço, torço e lutarei para que os policiais tenham assegurado todos os direitos que não deram ao garoto: o da presunção da inocência, o da ampla defesa e o do contraditório.

Unknown disse...

"JOUBERTO" comentario infeliz que vc postou e bem respondido pelo FERNANDO CABRAL,nao quer dizer que se a familia de J.P tem membros de que ja teve passagem por algum crime,que esse jovem INOCENTE...seja confundido com esse tipo!eu o conhecia bem, e como vc "disse" ele pode ter sido vitima de um preconceito por parte dos policiais,agora eu acho se o caso fosse suspeita que os menores estavam com drogas,sera que a pm achou????cade a droga????provem!e como foi bem dido a cima,pm tem que que PRENDER!nao MATAR!!!!quando for provado o espancamento,todos que estam usando de ma fé com comentarios maldosos a respeito deste rapaz,iram se calar e respeitar a dor da familia pela perda cuel deste jovem !JUSTIÇA É O QUE QUEREMOS!!!!

ervinho disse...

DESDE JÁ,PARABÉNS FERNANDO CABRAL.ÓTIMA RESPOSTA DADA A ESTE NOSSO CONTÊRRANEO JOUBERTO.INFELIZMENTE TEMOS UMA CULTURA DE ACEITAR TUDO CALADO,SE ESTE CASO NÃO TIVER A REPERCUSSÃO QUE ESTÁ TENDO NÃO HAVERA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO NESTA CIDADE.QUE A MÍDIA ESCRITA, FALADA, BLOGADA,TELEVISIVA ESTEJA VIRADA PRA ESTE CASO.DESDE QUANDO COM QUE ARGUMENTO CONSTITUCIONAL A POLÍCIA SEJA ELA QUAL FOR,FEDERAL,CIVIL, MILITAR... PODE EXECUTAR,ESPANCAR,HUMILHAR...SERÁ QUE AO INVÉS DE JOSÉ PAULO FOSSE UMA FILHO DE UM COMANDANTE,OU DE UM CORONEL DESTA CIDADE TERIA ''OUTRO RUMO''.POPULAÇÃO BOM-DESPACHENSE VAMOS NOS UNIR E AGILIZAR ESTA INVESTIGAÇÃO... FERNANDO CABRAL PARABÉNS...

Anônimo disse...

"Peço, torço e lutarei para que os policiais tenham assegurado todos os direitos que não deram ao garoto: o da presunção da inocência, o da ampla defesa e o do contraditório."

Fernando, me desculpe, mas nesta frase vc já julga e condena os PMs.

Até agora, a única pessoa que diz que presenciou os PMs agredirem o garoto foi o tio dele "Burega", um traficante da cidade, que nem no local estava, ele disse isso em alto som na santa casa e após isso, todos das cidade passaram a repeitir isso. Ora, será que os PM seriam tão trouxas para espancarem um menor até a morte, de dia, às 1030 horas, na frente de várias testemunhas e do seu pai, que chegou ao garoto primeiro que os PMs?
Os dois rapazes se chocaram um um barranco, com a motocicleta em alta velocidade e até o momento, as lesões constatadas no garoto são condizentes com o acidente.

Será que também não estamos sendo injustos com os PMs, prejulgando-os?

Será que somos os donos da verdade? Será que todos vimos o garoto apanhar até a morte?

Ao meu ver, o que ocorreu foi uma fatalidade e toda a culpa, que ora está sendo repassada a 4 PMs, é também dos pais, que permitiram que um menor de idade pilotasse uma moto....

4 PMs que são raridade em Bom Despacho, pois são poucos os que trabalham realmente na cidade....agora os traficantes estão rindo a toa, pois são eles e acho que apenas eles estão combatendo o tráfico de drogas na cidade, e o que ganharam com isso... o julgamento e a condenação pública, sem direito a defesa....ganha mais uma vez o tráfico....


O que será de nossa cidade agora em diante... os traficantes aprenderam o que fazer...

Quanto ao garupeiro, orientado pelo "Burega", disse na Santa Casa que havia apanhado muito dos PMs, com socos no rosto, boca, barriga, chutes e pasmem, possuía apenas um arranhão no braço, proveniente da queda da motocicleta... vcs não conhecem este tipo de pessoas, que fazem de tudo para arranhar e dimunuir a credibilidade do Estado e para poder assumir o seu lugar...

Quanto aos PMs de BD, façam da polícia a polícia que a sociedade quer: viu algo errado, vire a cara e passe adiante; não aborde, não se arrisque a perder seu emprego, sua vida, sua família, pois o valor que têm é esse aí que estamos vendo...

Quanto à família, entendo e respeito sua dor, mas vocês também tem sua parcela de culpa na fatalidade ocorrida, pensem, peçam realmente a apuração correta dos fatos!!!!Porém, não prejulguem!!!!

Unknown disse...

"Ora, será que os PM seriam tão trouxas para espancarem um menor até a morte, de dia, às 1030 horas"(ricardo)
Nao posso deixar de responder isso,os pms nao foram trouxas nao,isso ja era uma rotina deles!bater....mas achou um que nao resistiu ao espancamento e MORREU!!!nao chamo de trouxa,chamo esse tipo ai de COVARDE,que usam do abuso de poder.
E desde quando um acidente de moto do tipo que foi,pode ocasionar perfuraçao em orgaos internos,quebrar 3 costelas e dar hemorragia interna??nunca ouvi falar nao,se fosse assim o da "garupa" tinha machucado muito tbm!
nao foi ninguem que disse a mae do garoto,foi ele msm que disse:MAE,VOU MORRER,ELES ME BATERAM MUITO!!!!
testemunhas viram e esse caso sera esclarecido.
E se a justiça dos HOMENS FALAHAR!a de DEUS nao FALHARÁ!!!

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781