Páginas

sábado, 16 de outubro de 2010

INCA publica cartilha sobre câncer da mama

Nova cartilha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) traz 7 recomendações sobre o Câncer de mama:
1 - Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer da mama.
2 - Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
3 - Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4 - Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.
5 - Todo serviço de mamografia participe de Programa de Qualidade em Mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6 - Toda mulher saiba que o controle do peso e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7 - A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Mamografia anual? A partir dos 40 anos? A partir dos 35?
Alguns pontos merecem destaque, pois têm sido mal compreendidos e usados como meios supersticiosos para facilitar a exploração comercial da mamografia. O mais importante deles é que a recomendação de que a mamografia de rastreamento seja aplicada a cada dois anos, em mulheres entre 50 e 69 anos.
Isso significa que mulheres fora dessa faixa etária não devem ser submetidas a rastreamento mamográfico. As mulheres dessa faixa não devem fazer mamografia anual.
Esses dois fatores são explorados por políticos e comerciantes que querem convencer as mulheres de que quanto mais mamografias fizerem, e quando mais cedo começarem, melhor. Isso é mistificação e não tem suporte científico.
Já tem político propondo mamografia a partir dos 35 anos, o que é um absurdo.

Prevenção x detecção precoce
Outro ponto importante na cartilha é que o INCA distingue claramente o que é prevenção do que é detecção precoce. Mamografia, quando bem indicada e bem feita, é meio de detecção precoce. Prevenir é alimentar-se bem, fazer exercícios, manter o peso, evitar os hormônios.
Há médicos e comerciantes que tratam mamografia como “prevenção”, o que é incorreto e ineficaz.

Rastreamento x mamografia sob pedido
Mamografia de rastreamento é aquela feita periodicamente, independentemente das características individuais da mulher. É um exame feito por recomendação geral. Essa só deve ser feita a cada dois anos, entre os 50 e os 69 anos.
Quando a mamografia é feita sob pedido médico, atendendo a uma condição particular da mulher, não se trata de rastreamento. Nesse caso, a mamografia pode ser feita em qualquer idade. Presume-se que o médico encontrou algum sintoma ou sinal que recomenda o exame.
Clique aqui para ler a cartilha do INCA

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781