Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PMMG distribui nota sobre morte do garoto José Paulo

Em nota à imprensa distribuída na tarde de ontem (14/10), a Assessoria de Comunicação Organizacional do 7º BPM informa:

   Desde o fatídico fato ocorrido no dia 08 de outubro do corrente ano, decorrente de uma ocorrência policial, envolvendo o menor josé paulo de carvalho lacerda, a polícia militar do estado de minas gerais, através dos integrantes do 7° batalhão de polícia militar externizou e, nesta nota, manifesta, mais uma vez, a todos, suas condolências pelo trágico acontecimento que redundou na morte desse jovem de 16 anos.
   Aos familiares, amigos e população bondespachense, o comando do 7° batalhão de polícia militar ratifica o seu posicionamento já expressado aos órgãos de imprensa e através de inúmeros contatos com os familiares da vítima, e enfatiza na presente nota que, em relação à apuração dos fatos, em caráter prioritário, foi designado um oficial para atuar especificamente nesse caso, visando a celeridade do procedimento apuratório, que em síntese consiste na coleta de cópias dos laudos médicos, laudos periciais e audição dos envolvidos diretamente nos fatos e testemunhas, respeitando-se o direito e interesse de todos, familiares das vítimas e também dos policiais envolvidos na ocorrência, para que a justiça seja feita com a devida isenção e zêlo.
   Oportuno lembrar que a polícia militar, através do 7° batalhão, está presente neste município desde o ano de 1931, fazendo, portanto, parte da história de bom despacho e do povo bondespachense, sendo assim 79 anos de prestação de um trabalho diuturno em prol da segurança pública e da paz social, tendo sempre como objetivo maior a proteção à vida.
   É sob a égide de nosso lema, nossa profissão sua vida, conjugado com os interesses de nossa municipalidade e de todos os cidadãos a quem temos o dever de proteger, que os fatos serão apurados, já que todos nós, instituição, família e população e os policiais envolvidos, têm igual interesse em esclarecer rapidamente o ocorrido, alcançando assim a verdade, para adoção das medidas subsequentes.
   Por fim, lamentamos, novamente, o ocorrido e esclarecemos que, caso haja interesse de profissionais da mída, de populares e familiares, o 7° batalhão estará permanentemente à disposição para maiores esclarecimentos sobre o que for sendo apurado por meio de contatos pessoais ou através dos telefones (037) 3521-9705 ou (037) 3521-9721.

15 comentários:

ervinho disse...

AO COMANDO DA PM DE BOM DESPACHO FICAMOS FELIZES COM A NOTA DIVULGADA,POIS REALMENTE QUEREMOS O EMPENHO DE TODOS NESTE CASO QUE GANHA A MÍDIA DE MINAS GERAIS.EU COMO PARTE DA POPULAÇÃO FILHO DE UM APOSENTADO DA PM JÁ FALECIDO,TORÇO PELA JUSTIÇA,PELO ESCLARECIMENTO.QUE A CONSTITUIÇÃO QUE NOS REGE JÁ UM POUCO ANTIGA,SEJA OLHADA COM RESPEITO.

Gutemberg disse...

Pra mim essa nota só traz belas palavras, várias pessoas viram o garoto ser espancado, mesmo que o PM não tenha matado o garoto, repito ele foi espancado, é fato! Aí eu me pergunto, o comando da PM está fazendo algo quanto a isso, ou espancar é certo?
Eu já vi muitas e muitas vezes a Polícia de Bom Despacho agir de má fé, (creio que isso não faça parte da história da PM em Bom Despacho!?)e espancar gente que usuários de droga na PRAÇA DA MATRIZ(como se bater fosse resolver)aos olhos de todos, vejam bem, em pleno “centrão” da cidade. Esses PMs já são manjados, eles batem mesmo, todo mundo sabe.
O problema é que a sociedade de nossa bela cidade sorriso é omissa, assim como o comando da PM.
Nada acontecerá, com os PMs acusados, tenho certeza.
Só apenas a PM tentando manter sua bela honra intacta (como se não fosse suja por causa de PMs brutais), justiça mesmo, de modo algum!

Clenio Araujo disse...

Como escrevi numa das comunidades de BD no orkut, tô sentindo firmeza nas apurações. Parece que a legítima pressão está surtindo efeito e todos (médico responsável pela necrópsia, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público) estão fazendo o que deles se espera. Mas não podemos esmorecer e deixar o assunto de lado.

Isso não pode acabar em pizza, Gutemberg. Vai continuar dependendo do assunto ser um dos principais da cidade (e com as pessoas cobrando apuração rigorosa e imparcial!). Se esquecermos, aí, sim, a pizza começará a cheirar...

Unknown disse...

"Mesmo que PM não tenha matado o garoto"

E agora ? estão ameaçando e perseguindo os familiares dos policiais !

será que são traficantes também?

Unknown disse...

e quanto aos traficantes que aliciavam o garoto ? alguem se pronuncia... alguem

A vida dele acabou no dia em que tomou a decisão de mudar de lado.
sabe de uma coisa

EU TENHO PAVOR E NOJO DE TRAFICANTES !!!

SÃO OS FILHOS DO DEMONIO .

E MERECEM MORRER.

Unknown disse...

CARO GUTEMBERG

ENQUANTO VOCE TEM COMO TAREFA MAIS DIFICIL ESCOLHER O QUE VAI COMER NO JANTAR.EU ESTOU TENTANTO DESCOBRIR PORQUE OS NOSSOS LEGISLADORES CRIARAM UM SISTEMA DE IMPUNIDADE TÃO EFICIENTE?

MAS SABE QUAL É A NOSSA DIFERENÇA ?

EU NASCI PARA FAZER A DIFERENÇA , SE EU MORRER AMANHA MORRO LUTANDO PELO SONO DE NOSSAS MÃES BONDESPACHENSES E POR SUAS LAGRIMAS POR TEREM PERDIDO SEUS FILHOS PARA O TRAFICO.VOCE SABIA QUE NESTA CIDADE TEMOS GAROTOS DE 12 ANOS VICIADOS, PORQUE VOCE NÃO UMA VOLTINHA E TIRA ESSA BUNDA GORDA DO SOFÁ E VAI TENTAR SALVAR UMA VIDA , UMA VIDA JÁ BASTARIA.VAMOS MOVA-SE !

Revistacidadesol disse...

EU TENHO PAVOR E NOJO DE TRAFICANTES !!!

SÃO OS FILHOS DO DEMONIO .

E MERECEM MORRER.

------

Alice, vc é a favor da pena de morte?

Unknown disse...

Não sou a favor da pena de morte, pois o estado Brasileiro não tem a menor capacidade de realizar um julgamento infalivel , a nossa justiça é falha .

mas que entra para o trafico de drogas já assina sua senteça de morte, é apenas uma questão de tempo.

É triste de se ver a classe media bondespachense ainda não percebeu que estamos em plena guerra.E tudo tem caminhado de uma forma tão devastadora que ficou dificil saber onde estão os inocentes e onde estão os culpados .
Eu assumi meu posto de combate intenso ao trafico de drogas

Fernando Cabral desmente... disse...

Alice
Se você pretende lutar contra o tráfico, a primeira coisa a fazer é esquecer os pés de chinelo de Bom Despacho. O tráfico é um negócio internacional que envolve grandes bancos, governos, juízes, policiais. O faturamento do tráfico é de cerca de US$ 1,5 trilhão. Em volume, só perde par ao PIB de meia dúzia de países.

Não se iluda: o rapizinho e a mocinha que vendem meia dúzia de pedras de crack ali na esquina não têm nenhuma importância para o tráfico. são soldadinhos do mais baixo escalão. Para o tráfico, são bois de piranha descartáveis. Enquanto a polícia corre atrás deles, o MP os processa e os juízes os condenam, os traficamente continuam faturando alto.

Isso, de um lado.

De outro lado, o que o tráfico tem a ver com um garoto de 16 anos que alguns dizem ter morrido de acidente de moto, ao fugir da polícia; e outros dizem que morreu espancado pela polícia?

Pelo que se apurou até o momento, o "crime" dele foi pilotar sem carteira. Existe pena de morte para isso? Pode ser executada pelo primeiro que achar que deve?

Quanto ao seu nojo dos traficantes, a melhor arma contra eles é o conhecimento para – DENTRO DA LEI – combater o a lavagem de dinheiro. Sem se esquecer que quem alimenta o tráfico são os consumidores. Se esses não existissem não haveria tráfico.

Unknown disse...

Ótimas ponderações Sr. Fernando , mas me importo realmente com a vida destes "rapizinho e a mocinhas" alí da esquina, porque é a vida deles que a minha intervenção alcança, é as parte que me cabe . O Sr. não consegue se sensibilizar? Já ouviu o choro e o desespero de uma Mãe que não obtem auxilio para internar seu filho viciado?E o Sr. O que tem feito Concretamente para salvar uma vida, que seja ?

Se diante da grandiosidade de um sistema cruel, que é o trafico de Drogas todos simplesmente pensarem como o Sr. realmente a batalha já está perdida. O uso de drogas pode ser charmoso na classe media mas é miserável nas classes mais baixas .É incrivel mas na nossa cidade não existe nenhum ou quase nenhum projeto voltado para ocupar as mentes frustadas das nossa crianças carentes.

Não lamento que o Sr. Pense que minha contribuição é desnecessária pois discordo absolutamente , e também porque o Sr. não sabe quem eu sou ou o que tenho feito, ou de que formo travo minha batalha, mas tenha certeza de que não é tão imediatista quanto parece .

E o que este fato tem haver com tráfico?

Deixo esta resposta para os mais bem informados.

E CONTINUO TENDO NOJO E ASCO DE TRAFICANTES(DE TODAS AS ESPECIES E CLASSES SOCIAIS).

Fernando Cabral desmente... disse...

Por que você acha que não consigo med sensibilizar? Por que você acha que eu (e milhões de outros) não fazemos nada? Por que você acha que só você faz?

Em Bom Despacho há várias organizações e pessoas cuidando dos viciados. Fazem um bom trabalho, embora longe de suficiente. Acredite-me: você não é a única preocupada com isso. Tem gente nessa há décadas.

Quanto eu resto, eu só estou tentando colocar as coisas em perspectiva.

Salvar um jovem do vício é bom bom, necessário e meritório. Não deixar que ele entre no vício é mais meritório ainda. Mas isso não tem nada a ver com o combate ao tráfico.

Clenio Araujo disse...

Muito bom esse debate. É preciso reconhecer, claro e sempre, que os bons policiais são a maioria, inclusive em BD.

É preciso lembrar tb que muitas outras pessoas fazem trabalhos sociais belíssimos, que ajudam a prevenir a entrada de garotos e garotas no mundo do crime. Algumas dessas pessoas, aliás, nem querem aparecer (o que expressa sua bondade pura e descomprometida!); por isso, nem sempre ficamos sabendo.

Alice: pelos seus ecritos aqui e na comunidade do orkut, vc é uma policial preocupada em desempenhar bem seu papel - parabéns, precisamos de mais e mais comprometidos assim. Mas não se exceda - acredito que vcs aprendem a não se exceder nos vários cursos pq passam. Todo excesso, inclusive os que cometemos achando que estamos fazendo o bem - são prejudiciais à boa troca de ideias.

Durock disse...

Já pararam prá pensar realmente na liberalização das drogas? Morre muito mais gente nessa guerra imbecil do que overdoses por aí. A história prova que desde seu início o homem tenta se enganar, mascarando a realidade. Não sou usuário de drogas, a não ser álcool e fumo. Mas acho uma coisa completamente idiota tanta gente morrer na guerra do tráfico, quando com uma simples canetada o tráfico deixaria de existir. É tão óbvio que assusta. Ninguém disse que a verdade é rosa e bonitinha. Estou falando de fatos reais. Com a liberação das drogas, acabaria a guerra interna dos países como o Brasil. E através dos exempos, como acontece na Holanda, depois de um oba-oba inicial, as pessoas iriam cair na real e ver realmente que é uma coisa prejudicial a elas. Nota: Na Holanda o consumo de drogas, mesmo sendo legalizado, cai a cada ano. Então? Deus nos deu um cérebro, não é? A cada um de nós. Que saibamos então, cumprir sua vontade e usemos nossa inteligência da maneira certa. CHEGA DE MORTES PELA GUEERA DO TRÁFICO. ISSO NUNCA VAI ACABAR. Mas parece q o ser humano é tão burro que não entende.

Unknown disse...

TUDO NÃO PASSOU DE UMA FATALIDADE TERRIVEL E MUITAS ACUSAÇÕES INJUSTAS FORAM FEITAS .ISTO TUDO É PASSÍVEL REPARAÇÃO COM SIMPLES IDENIZAÇÕES, MAS O JOVEM NÃO O TEREMOS DE VOLTA.
COM CERTEZA A FAMILIA DEVE ESTAR SOFRENDO MUITO E TALVEZ MAIS AINDA PELA SUA INERCIA E TOLERANCIA AOS FATOS QUE ATECEDERAM A MORTE DO JOVEM.

E PREVISIVEL QUE FIZESSEM ACUSAÇÕES A POLICIA.

PESSOAS DITAS ESCLARECIDAS DEVERIAM TER UM POUCO MAIS DE CAUTELA AO CALUNIAR PUBLICAMENTE SEM TER CONHECIMENTO DE CAUSA. BASEADOS EM SIMPLES BOATOS .

TENHO CERTEZA QUE OS POLICIAIS ENVOLVIDOS QUEREM ACIMA DE TUDO APURAÇÃO COMPLETA SOBRE OS FATOS COMO DITO POR AQUI ANTES

"NÃO PODE ACABAR EM PIZZA"

Clenio Araujo disse...

Alice

Concordo em que houve (só que de ambos os lados) acusações infundadas e exageradas. Como vc msm escreveu, cautela é fundamental. Caluniar outras pessoas é muito fácil.

Sinceramente, muito me espanta uma policial dizer (sobre que tipo de pessoa for) que tem nojo, que é filha do demônio e que merece morrer! Não é o fato de uma pessoa ser criminosa que faz com que ela receba esse tipo de comentário. Aos criminosos, cabem os rigores da lei. E basta!

Ficar "botando banca" sobre outras pessoas tb não é papel que cabe à PM, como vc infelizmente fez na comunidade do orkut.

Repare: não estou querendo orientar o trabalho de ninguém (quem sou eu pra isso?), mas exageros devem ser, como já escrevi, evitados.

Obrigado pela oportunidade de aprender. E, semnpre, sempre, apuração rigorosa e imparcial! É disso que a sociedade bom-despachense precisa neste e em todos os outros casos de segurança pública. Não pode, realmente, nunca acabar em pizza.

Um abraço

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781