Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bom Despacho se manifesta por justiça rápida e fim da violência policial

Está marcada para as 13 horas de hoje uma manifestação pelo fim da violência policial e pela aplicação rápida da justiça aos policiais que espancaram José Paulo.  Os manifestantes se reunirão defronte ao fórum em reunião pacífica.

Os organizadores prevêem que mais de cem pessoas comparecerão ao local. Segundo eles, a morte de José Paulo é o momento mais trágico de uma violência antiga e permanente. Segundo eles, não é de hoje que alguns policiais "bem manjados" têm batido nos jovens de famílias mais pobes. "Para esses policiais, todos os filhos de pobres são traficantes. Eles vão chegando e batendo sem mais nem menos. Nos bairros pobres os meninos têm medo de polícia".

Os organizadores insistem que a manifestação será pacífica mas marcante: "as autoridades precisam nos ajudar a dar um basta nessa violência covarde".

5 comentários:

Gutemberg disse...

Estarei na porta do Forum com toda certeza, mas essa manifestação deveria ser feita na porta do Batalhão, pois é lá que as mudanças devem acontecer, esse policial será julgado pela justiça militar, e não pelo poder judiciário.

Hoje estarei fazendo minha parte (protestando) em busca de um mundo melhor!

ervinho disse...

O PROTESTO DE HOJE FOI DIGNO DE VERDADEIROS CIDADÃOS BOM-DESPACHENSES,MINEIROS E BRASILEIROS.TAMBEM CONCORDO COM O COMENTARIO DO GUTEMBERG DE SE FAZER PROTESTO TAMBEM NA PORTA DO SAUDOSO E TÃO BEM CONHECIDO EM MINAS GERAIS SETIMO BATALHÃO DE POLICIA MILITAR.
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO...

Clenio Araujo disse...

A manifestação deu o recado: protestou por uma justiça rápida e imparcial. Um ponto super positivo foi o grande número de pessoas presentes: não sei precisar, mas devia ter mais de 200 pessoas tranquilamente. Enfim, parece que estamos avançando na prática da cidadania em nossa cidade. O que não deixa de ser uma boa notícia, ainda mais quando isso é feito de forma ordeira e pacífica.

Unknown disse...

gardencio: clenio araújo, sua manifestação é plausível, mas não leve pelo lado emocional, seu primo/sobrinho que morreu de acidente, a culpa não foi da polícia militar, estavam no veículo menores, que pagaram o carro escondido, embriagados (pois acharam uma garrafa de rum no carro) e em alta velocidade quando chocaram-se ao caminhão. Pense, imprudência, negligência e imperícia, tudo multiplicou para que o resultado fosse fatal. Tenho relatos de policiais que, gataram menos de 10 minutos para chegar ao local onde, ao verificar a situação de seu parente, este já havia entrado em óbito. Não julgues por emoção. Como és uma pessoa exclarecida e inteligente, pense melhor amigo.

Clenio Araujo disse...

Caro Alexandre

Provavelmente, vc nem vai ler este comentário meu, já que passou tanto tempo. Não li o seu comentário na época. Só o fiz hoje, depois de uma busca no google pelo meu nome.

Enfim, só pra esclarecer: o ocorrido no acidente a que vc se refere (meu sobrinho e um colega dele, ambos com 16 anos, morreram) já foi absolutamente superado pela maior parte da minha família. Obviamente, pros pais dele e pra minha mãe, que já não é nova, vai ficar uma ferida eterna. Mas, quanto a mim, ele já virou uma lembrança excelente de se ter. Hj msm, estive no cemitério...

Esse fato, que aconteceu em setembro de 2006, não tem a ver com meu posicionamento frente ao caso ocorrido recentemente em nossa cidade, que inclusive está oficialmente esclarecido. Talvez vc tenha lido alguns comentários meus na comunidade do orkut tb, não sei. O que defendi nesse caso - e procuro sempre defender - é isenção e responsabilização de quem é preciso.

Não misturei os casos. Inclusive, no do meu sobrinho não houve, realmente, envolvimento de policiais. Foi, como vc disse, irresponsabilidade extrema de adolescentes. Lembro que, na época, até publiquei um texto a respeito do atendimento que houve à ocorrência - que não foi o ideal, pois, por exemplo, os horários não batiam. Mas, como escrevi acima, tudo está definitivamente superado da minha parte.

Portanto, em nenhum momento levei meus comentários cobre o recente caso para o lado pessoal ou emocional. Agradeço sua preocupação em me alertar, mas, realmente, nesse caso específico, entendo que agi e escrevi absolutamente dentro de um pensamento racional. Qq coisa, meu e-mail é clenioaraujo@yahoo. Fique à vontade para tirar alguma dúvida. E obrigado, mais uma vez. Um abraço

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781