Páginas

terça-feira, 26 de julho de 2011

Corrida de orientação avança no Brasil

 Orientação (ou corrida orientada) é um esporte que consiste em encontrar objetos ocultos ("prismas") em um terreno desconhecido, usando apenas um mapa e uma bússola. A prática surgiu na Suécia, nos meados do século XIX (o termo "orientação" aplicado ao esporte foi usado pela primeira vez em 1886.

No Brasil o esporte foi introduzido no início da década de 70. O primeiro percurso oficial aconteceu no dia 26 de junho de 1971, a Mendanha, Rio de Janeiro. Desde então vinha sendo, essencialmente, um esporte praticado por militares.

Nas últimas décadas – principalmente após a criação da CBO (Confederação Brasileira de Orientação) – tem havido um esforço bem-sucedido para levar o esporte a estudantes e à toda população.

Em Minas Gerais, devido à influência dos militares do exército, o esporte se firmou primeiro nas regiões de Três Corações e no Triângulo. Hoje, porém, já está mais espalhado e Minas conta com a FMO (Federação Mineira de Orientação).

Perto de Bom Despacho temos o CODIV (Clube de Orientação de Divinópolis) que tem grande número de filiados entre os estudantes.

Uma vista a esses sítios (CBO, FMO e CODIV) é um bom ponto de partida para quem quer saber mais sobre o esporte.

Agora – conforme vemos na reportagem abaixo, a Orientação deverá fazer parte dos jogos regionais de São Paulo. É mais um avanço do esporte no Brasil (clique na imagem para ler melhor).

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781