Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Prosseguem as inscrições para o concurso da Câmara

Os preparativos para o concurso concurso da Câmara avançam. As inscrições presenciais podem ser feitas na Câmara Municipal de 13 às 17 horas, até o dia 27 de agosto. As inscrições pela Internet estão disponíveis 24 por dia e podem ser feitas até o dia 29 de agosto. Para se inscrever pela Internet, clique aqui.

3 comentários:

helder disse...

caro vereador, sei de sua lisura e preocupação com os interesses públicos, mas também estou muito admirado, depois de tantos problemas com concursos municipais em Bom Despacho e outras cidades denunciados por v.sra. agora passa a sua frente um método muito duvidoso de aprovação em concurso. e é o que acontece agora com concurso da camara de Bom Despacho, onde se coloca 5 questões subjetivas mais uma redação, o que na avaliação pode deixar dúvidas quanto a classificação, o que provavelmente irá ser questionado e questionarei com certeza se for prejudicado ou algus dos meus. Peço resposta imediata no seu blog e também em meu e.mail que deixarei a seguir. Hoje sabe-se que concursos publicos com este método deixa duvidas quando a avaliação, por isso mostre a que vêio a esta tão honrosa casa e modifique e publique imediatamente a modificação do EDITAL. Para que não esteja amanha, junto com o presidente desta casa, do outro lado do infame. helder.dias@yahoo.com.br

helder disse...

caro vereador, sei de sua lisura e preocupação com os interesses públicos, mas também estou muito admirado, depois de tantos problemas com concursos municipais em Bom Despacho e outras cidades denunciados por v.sra. agora passa a sua frente um método muito duvidoso de aprovação em concurso. e é o que acontece agora com concurso da camara de Bom Despacho, onde se coloca 5 questões discursivas mais uma redação, o que na avaliação pode deixar dúvidas, o que provavelmente irá ser questionado e questionarei com certeza se for prejudicado ou algus dos meus. Peço resposta imediata no seu blog e também em meu e.mail que deixarei a seguir. Hoje sabe-se que concursos publicos com este método deixa duvidas quando a avaliação, por isso mostre a que vêio a esta tão honrosa casa e modifique e publique imediatamente a modificação do EDITAL. Para que não esteja amanha, junto com o presidente desta casa, do outro lado do infame. helder.dias@yahoo.com.br

Fernando Cabral desmente... disse...

Caro Helder

Sou um fanático defensor das questões subjetivas em concurso. Defendo que todas as formas de concurso devem ter provas escritas. Reputo-as muito mais importantes do que as provas de marcar X. Para todos os cargos, mas especialmente para alguns que exigem boa redação. Advogado e analista parlamentar, por exemplo. Esses profissionais não podem ser escolhidos sem prova escrita.

Ao contrário do que você afirma, essa forma de prova não está diminuindo. Está aumentando. Desde que um analfabeto passou num vestibular que tinha apenas provas de múltipla escolha, ficou demonstrado que o método é fraco demais.

Quanto à fraude, é mais fácil fraudar uma prova de marcar X do que uma prova escrita. Na prova de marcar X a pessoa pode decorar o gabarito, passar bilhetinho, mostrar a prova para o companheiro ler. Mas, com a prova escrita, essas formas de cola são impossíveis. Além do mais, as provas escritas deixam marcas indeléveis: a letra do candidato, seu estilo, suas palavras. Já nas provas de marcar X nenhuma marca resta após a fraude.

Também ao contrário do que você disse – não existe nenhum concurso importante que não tenha provas escritas. Exemplifico: exame da OAB, auditor fiscal (Receita Federal), auditor federal de controle externo (TCU), Analista de Finanças e Controle (STN), Advogado do Senado, Promotor, Defensor Público, Juiz de Direito, Delegado da Polícia Federal, Agente de Polícia Civil... a lista vai longe.

Saiba que as fraudes não dependem da forma como a prova é feita. Elas dependem do encontro de dois bandidos: de um lado, o candidato vagabundo que quer passar sem estudar. Do outro lado, o vendedor que quer se aproveitar da desonestidade do candidato. O bandido que vende pode ser um membro da banca, um gráfico, um digitador, um transportador. Ou seja, qualquer pessoa que entre em contato com a prova.
Note que isso só é possível quando se trata de prova de marcar X.
Portanto, defendo que todos os concursos do Brasil usem cada vez mais as provas escritas e cada vez menos as provas de marcar X. O benefício será duplo: serão escolhidos candidatos mais preparados e haverá menos fraudes.

Finalmente, você não precisa avisar a ninguém que questionará “com certeza se for prejudicado ou alguns dos meus.” É isso que se espera de qualquer cidadão prejudicado: que defenda aquilo que acredita ser seu direito.

Eu faço o mesmo, só que, nesse caso, em posição contrária à sua: questiono a qualidade e os riscos dos concursos que só tenham questões de marcar X. No que depender de mim, as provas de marcar X serão somente um meio de pré-seleção a fim de diminuir o número de candidatos que fará as provas escritas (ou as terá corrigidas). Infelizmente, quando o número de candidatos é muito grande, não é prático aplicá-las a todos.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781