Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Justiça afasta vereadores que interferiram na votação do Conselho Tutelar

Matéria publicada no g1.globo.com
Seis dos dez vereadores de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foram afastados por tempo indeterminado da Câmara da cidade. A Justiça entendeu que eles cometeram irregularidades ao participar da eleição dos conselheiros tutelares da cidade.
De acordo com o Ministério Público, desobedecendo o regulamento da eleição, os vereadores afastados fizeram campanha para os candidatos – algo que só quem participava da disputa poderia fazer. Agora, os suplentes são a maioria na Câmara de Ubatuba.
“Houve a promiscuidade do processo de escolha, que se transformou em um processo eleitoral partidário. Houve transporte de eleitores, distribuição de benesses”, explicou o promotor Percy Kuster.
Um dos vereadores afastados diz que não cometeu nenhuma irregularidade. “Dizem que a minha assessora pediu voto para outras pessoas. Isso é uma mentira”, afirmou Rogério Frediani.
A Câmara informou que foi pega de surpresa, e teme que a decisão atrapalhe os trabalhos do Legislativo. “É um tanto quanto preocupante, porque a cidade perde muito com isso. Mas como decisão judicial deve ser cumprida, a gente acredita que tudo o que for determinado a Câmara vai cumprir”, disse Rodrigo Alksnins, secretário da mesa diretora.
Dos seis vereadores afastados, três já recorreram da decisão. Os outros têm ainda dez dias para entrar com o recurso.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781