Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Haroldo Queiroz insiste em mentir sobre o Córrego das Palmeiras

O Córrego que passa pela Avenida Dr. Roberto Chama-se Córrego das Palmeiras. É assim que está registrado no IBGE, no IGAM (Instituto de Águas de Minas) e na prefeitura. Aliás, como mostra o trecho do mapa urbano abaixo reproduzido, contratado pelo próprio Haroldo Queiroz. É também o que consta dos nossos livros de geografia e história.

Entretanto, para facilitar o convênio com a CODEVASF, o prefeito passou a chamá-lo de Córrego dos "Machados". Na realidade, o Córrego dos Machados começa e termina lá perto do Espraiado (é afluente do São Francisco). Entre o Palmeiras e o Machados estão os córregos da Lajinha e da Gordura.

Ontem (5/4) o prefeito Haroldo Queiroz, em entrevista à Rádio Difusora, insistiu que não existe o Córrego das Palmeiras e que o córrego que passa pela Avenida é Corrego dos Machados. Portanto, insiste em falar do que não sabe.

Dos mapas reproduzidos abaixo, um é do IBGE e data de 1975. O outro é da prefeitura, e data de 1998 (piorado em 2006). Neles consta o nome do córrego. A propósito, esse córrego também já foi popularmente conhecido como Córrego do Quito, Córrego do Antenor, Córrego da Cerâmica, Córrego do Matadouro e Córrego da Ponte Criminosa.
(para ver melhor o mapa, clique na imagem).
Mapa encomendado por Haroldo Queiroz. Em azul o Córrego das Palmeiras (a parte mais forte é o canal - observe-se que aí há um erro, pois o canal vai até o Beco do Zeca do Couto)

Mapa do IBGE - Edição 1975 (folha SE-23-Y-D-VI)- Mostrando o Córrego das Palmeiras

Um comentário:

OBSERVADOR disse...

E as árvores, ele contou em qual córrego foram plantadas?

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781