Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

Mensalinho: Jornalista Arnaldo Silva pede que vereadores se aliem à BASE DO POVO

Estou ausente da cidade há um ano e venho acompanhando as notícias de Bom Despacho pela internet.

Deixei Bom Despacho totalmente descrente e vim buscar em São Paulo o que eu não tinha na cidade: opção de lazer, cultura, trabalho digno e melhor oportunidade de crescimento profissional,etc. Sempre busquei acreditar que a cidade poderia evoluir, prosperar, mas infelizmente nada. Comércio pequeno, pequenas indústrias, pequenas escolas, elite dominante de mente atrofiada, evidenciando um coronelismo de subúrbio. A cidade não cresce, está do mesmo jeito, nada muda.

Nasci em Bom Despacho e depois de viver em Belo Horizonte, retornei em 1991 e de lá pra cá só vi a cidade andando para trás. CAF, Cemig e AF indo embora, empresas fechando ou não crescendo. E me entristecia ver bom-despachenses levantando de madrugada, lotando ônibus e indo trabalhar nas cidades vizinhas ou em outras mais longe. Isso tudo foi me distanciando de Bom Despacho até eu optar por não mais fazer mais nada. Me afastei da política e apenas me dedicava a votar. Depois resolvi ir embora em definitivo.

Todo ano eleitoral, candidatos surgiam, com promessas e promessas de melhorarem a vida do povo bom-despachense e quando estes ganhavam e assumiam, a vida do povo continuava a mesma, só mudava a vida deles, dos políticos. Ou seja, eles buscam o poder com o objetivo de mudar a vida do povo e quando chegam lá, mudam é a própria vida.

E conviver com isso foi me deixando sem esperanças, descrente mesmo.

Agora vem a tona o caso mensalinho. Não que isso tenha me surpreendido, mas nos deixa perplexos. Uma vergonha para a cidade e para os eleitores que votaram no atual prefeito, fato que eu me excluo. Votei no outro candidato.

Todos os dias, cidadãos bom-despachenses buscam a Secretaria de Saúde ou Ação Social para obterem o direito de serem transportados para outras cidades para fazerem tratamentos, consultas médicas, exames, etc. Enfrentam filas e acordam de madrugada, com chuva ou frio para viajarem em veículos ruins e desconfortáveis. E a denúncia de que o prefeito, seus familiares e ASCONES, usaram veículos da Prefeitura para passeios em Furnas, na Praia, é uma afronta a esses cidadãos de bem que todos os dias levantam de madrugada para pegarem a condução que os levará para as cidades de destino para tratamento, sem o mínimo de conforto ou direito a reclamar.

Empregar parentes sempre foi prática na Prefeitura. Se analisarmos as 4 últimas administrações, encontraremos parentes dos prefeitos ocupando cargos e na atual, a prática continua. Pode ser legal, mas não é ético, nem moral. Como eu falei acima, vários cidadãos bom-despachenses buscam outras cidades para terem o que não tem em Bom Despacho, emprego e ao saber que parentes do prefeito e seus Ascones estão bem empregados e com até 3 empregos, como citado na coluna do Fernando Cabral no Jornal de Negócios, sem sequer ir nos locais de trabalho, nos deixa perplexos e descrentes da moral na política.

Políticos obtendo benefícios financeiros com obras públicas ou favores de empreiteiros e empresários é algo que nos faz sentir mal e de querer vomitar no Ribeirão dos Machados. Isso é nojento. Se houve mala de dinheiro cabe a CPI e ao Ministério Público investigar e descobrir quem “deu” e porque “ deu”. E onde foi parar esse dinheiro, claro.

Desviar materiais esportivos para campanha eleitoral é crime eleitoral grave. Isso não é só cassação do prefeito, é cassação da chapa. Prefeito e vice, por uso indevido da máquina administrativa. Cassando a chapa, assume a chapa que ficou em segundo lugar.

Dar cargo de confiança a secretário e exigir do mesmo parte dos salários é humilhante para o secretário e para mim, vergonhoso para quem recebe pois quem é honesto, digno e tem vergonha na cara, jamais faria uma proposta dessas ou aceitaria receber dinheiro dessa forma. O mais burro do eleitor sabe que isso é ilegal, é onerar o erário público, é prejudicar a cidade é fazer negócio com o dinheiro público para fins pessoais.

Gente sem vergonha já perdeu mandatos por isso. Fernando Collor. Os deputados do mensalão que recebiam mesadas do Governo. Dólares na cueca. O Ministro Walfrido, que foi vice do Azeredo quando governador de Minas, caiu por ser um dos idealizadores do mensalão que começou em Minas Gerais. O Severino Cavalcanti, presidente do Congresso, que exigia o mensalinho de um empresário de Brasília caiu. O Arruda, caso mais recente, todos já sabem no que deu.

O curioso é que ao surgirem as denúncias, negavam tudo no início, ameaçavam processar quem denunciou e depois que se comprovavam os fatos, renunciavam ou eram pegos em flagrante e respondiam por seus atos judicialmente.

Se esse caso do mensalinho em Bom Despacho for comprovado, evidentemente será caso de cassação do mandato do prefeito e punição dos envolvidos.

Hoje, tem se em conta de que dos 9 vereadores em Bom Despacho, 5 são da base aliada do prefeito. Se for comprovado todas essas denúncias feitas, que esses vereadores façam parte da base aliada do POVO BOM-DESPACHENSE.

Eu e toda a sociedade bom-despachense espera que essa CPI não termine em pizza. Seja imparcial e justa.

Ainda sou eleitor em Bom Despacho e continuarei sendo. Creio que na Câmara há homens de bem, sensatos e que querem o bem para Bom Despacho e a CPI instalada dará parecer honesto e isento nesse caso. E acredito na Justiça e na força do Povo, que quando quer, faz acontecer.

Não estou, com essa carta, condenando ou pré-julgando o atual prefeito e seus aliados. Conheço a todos, os respeito como pessoas, como seres humanos e como cidadãos. Sei que eles tem direito a defesa e se defenderão, obviamente. Estou apenas exercendo o direito a dar minha opinião, como eleitor e como cidadão bom-despachense.

As denuncias são graves e cabe a CPI e Ministério Público investigarem as denúncias. Condenando ou inocentando-os.

Certamente, 2010 entrará para a história bom-despachense. Seja qual for a conclusão Política ou Judicial do caso, acredito que a sociedade bom-despachense amadurecerá muito politicamente e fatos como esses serão mais difíceis de acontecer pois teremos um povo mais atento, mas amadurecido politicamente e mais vigilante.

É o que precisamos é o que todos queremos.

Arnaldo Silva
Jornalista/Repórter Fotográfico – Registro Profissional n 00361/RF – MTB/DRT/MG

2 comentários:

Laurene disse...

Arnaldo está certo: é preciso fazer um amanhã diferente para nossos filhos.

Clenio Araujo disse...

De preferência, Lúcio, um depois de amanhã também. E também para os filhos de nossos filhos...

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781