Opinião » Cartas dos leitores
Caixa de Pandora é aberta em Bom Despacho
Renato Fragoso
Jornalista e consultor - refrago@gmail.com
(clique aqui para ver a publicação original)
A pacata cidade de Bom Despacho, no Centro-Oeste do Estado, está vivendo dias movimentados na política. Denúncias de um ex-secretário do prefeito Haroldo Queiroz (PDT) acabam de ser encaminhadas ao Ministério Público e provocaram a instalação de uma CPI na Câmara Municipal, embora o político conte com seis dos nove vereadores na Casa.
Ernane Oliveira, o ex-secretário de Esportes, acusa o prefeito de obrigá-lo a fazer repasses mensais de parte de seu salário à filha do chefe do Executivo, uma manobra que o povo batizou de "mensalinho do Haroldo". Obviamente, o prefeito rebate e nega as acusações, dizendo-se vítima de chantagem por parte do ex-secretário, a quem "deveria ter demitido antes".
Haroldo Queiroz, que cumpre o segundo mandato, já esteve sob suspeição de má gestão de recursos públicos.
As denúncias do ex-secretário têm o efeito de uma "caixa de Pandora". Na mitologia grega, Pandora abriu a caixa por ambição de querer tornar-se deusa, mas deixou escapar os males que vieram a afligir a humanidade. Ao perceber seu malefício, Pandora fechou novamente a caixa e evitou que a esperança também escapasse.
No episódio das denúncias do ex-secretário bom-despachense contra o prefeito, os males já estavam à solta. Mas a esperança, esta não pode ser contida. E é a ela que a população da cidade se apega, na expectativa de que a CPI faça seu trabalho com justiça e os culpados sejam punidos exemplarmente.
Publicado em: 28/05/2010
2 comentários:
O mandato do prefeito é o segundo ou terceiro?
Seguido, é o segundo. Ao todo, são três. Ou seja, em 12% de nossa quase centenária histórica, fomos "governados" por "ele".
Postar um comentário