Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professor é profissão. Educador é missão

Parabéns aos professores de Bom Despacho cujo dia é hoje, 15 de outubro.

A data começou a ser comemorada nesse dia, no ano de 1947, quando professores, pais e alunos do Ginário Caetano Campos ("Caetaninho") se reuniram para confraternizar em torno de uma mesa de guloseimas.

Os organizadores foram quatro professores: Alfredo Gomes, Antônio Pereira, Claudino Busko e Salomão Becker. Esse último, naquele dia, pronunciou um curto discurso em que lavrou frase que ficou famosa: "Professor é profissão. Educador é missão".

A data, sugerida pelo professor Salomão Becker, porque em sua cidade natal, Piracicaba, esse era um dia em que alunos, pais e professores se reuniam e se confraternizavam.

Dali a comemoração se espalhou pelo restante do país. No dia 14 de outubro de 1963 ela foi oficializada pelo Decreto Federal nº 52.682.

Segundo o decreto, a data destinava-se a "comemorar condignamente o Dia do Professor, [devendo] os estabelecimentos de ensino [] promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Então, vamos dar vivas aos professores nesse seu dia e sempre!

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781