domingo, 11 de março de 2012

Usuários se desesperam nas filas da Saúde

A filas do Pronto Atendimento (PA) todos  já conhecem. Agora a prefeitura criou mais duas: a da farmácia e a da carteira.


Nos últimos dias estou recebendo dez ou quinze ligações de pessoas que reclamam da fila e do mau atendimento para emissão da carteira do SUS. Segundo me disseram, a atendente garantiu que com ela "não tem nem desse negócio de gestante e idoso não. Se quiser, fica na fila."

A mensagem abaixo é representativa de dezenas de queixas que recebi nos últimos dias:

Olá sr.Fernando Cabral, boa tarde!
Gostaria de expor para o sr. o grande descaso da secretaria de saúde de nossa cidade. Sabemos que temos que fazer o cartão do SUS. Meu esposo foi até lá e foi informado para voltar mais tarde. Ele voltou mais tarde e a pessoa disse que iriam atender somente aquelas pessoas que estavam na fila. Foi no outro dia e estava uma fila enorme, somente 1 pessoa para atender e ainda assim foi informado que não poderia fazer o cartão para mim e nem para a nossa filha, ele só poderia fazer o dele. Fui duas vezes lá com minha filha de 1 ano e meio e disseram para esperar a minha vez. Como ficar com uma criança de 1 ano e meio em uma fila por tanto tempo? Não dá! Minha amiga tem dois filhos foi lá também e depois de ficar 2hs na fila, só pôde fazer para um dos filhos. A moça disse que o da outra criança só seria feito no outro dia e o dela também em um outro dia. Quanto descaso. Por que uma só pessoa não pode fazer para todos da sua casa? Quanto descaso. Ontem uma
 mulher que estava na fila disse que ligaria para a TV Alterosa devido a tanto descaso e falta de ética das pessoas que trabalham naquele local.
Por favor sr. Fernando Cabral, cobra uma providência, lute mais uma vez a favor de nós bom-despachenses. Sabemos que podemos contar sempre com o sr.

OBS. Caso queira expor meu apelo, peço que não me identifique, confio no sr. e sei que vai buscar uma solução para nós!


O mais revoltante é que em todos esses locais a prefeitura tem o desplante de ameaçar o cidadão com um cartaz dizendo que é crime desacatar funcionário público.


Primeiro, parece que as pessoas que colocam esses cartazes não sabem o que é desacatar. Desacatar é ofender, humilhar e agredir. Deixemos uma coisa bem clara  Reclamar e exigir direitos não é desacato.


Segundo, se há desacato, esse tem vindo da autoridade pública. Porque desacato é obrigar pessoas a esperarem meses na fila por uma cirurgia. É fazer as pessoas enfrentarem filas que duram o dia inteiro. É fazer as pessoas voltarem ao  mesmo guichê dia após dia, sem atendimento. Essas coisas, sim, ofendem, humilham e agridem o cidadão.


Esses funcionários que atendem mal e alimentam filas, em vez de colocarem essas placas ameaçadoras, deveriam era prestar um bom serviço e deixar o cidadão feliz. É para isso que os funcionários são pagos.

Um comentário:

Quirino disse...

Realmente, Fernando, o atendimento público, principalmente na área da saúde em Bom Despacho está crítico. Aquele setor que que eles chamam de "regulação", que fica na rua Pernambuco, é uma bagunça: funcionários mal preparados, sem contar a demora no atendimento. Tenho conhecimento de um paciente que foi atendido pelo oftalmologista, através da Prefeitura, em Abril de 2011. O médico suspeitou de Glaucoma, doença que leva à cegueira irreversível, pediu exames complementares, que até hoje,quase 1 ano após a consulta, não foram marcados pela Regulação. O paciente teve que se virar para pagar os exames e retornar ao médico, que de fato confirmou o diagnóstico de GLAUCOMA.
Uma morosidade inadimissível!
Mudanças precisam ser feitas, como está não pode permanecer. Onde está a Srª Denise, secretária de Saúde?
Outro caso: paciente que usa colírio continuamente, ou seja, todo mes tem que pegar um frasco,cujo medicamento existe na farmácia municipal, é obrigado a pegar uma receita médica todo mes, tendo que marcar uma consulta para que o médico emita a receita novamente. Se o medicamento é de uso contínuo, por que o paciente é obrigado a ter esse trabalho todo?
Particularmente, acho a localização deste setor(Regulação)da secretaria de saúde muito mal localizado para os pacientes marcarem seus exames e consultas. Não sei por que a Prefeitura aluga tanta casa para os seus diversos setores: Deveria centralizar mais os seus serviços para facilitar a vida do cidadão.

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