Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Orientação: Fernando Cabral conquista pódio em Divinópolis

Cornélio de Castro (*)

Fernando Cabral no pódio
Como preparação para a Marathon des Sables (Maratona das Areias), no Deserto do Saara, Fernando Cabral vem participando de pequenas corridas em todo o Centro-Oeste. Embora corridas corridas não sejam seu forte, ele subiu ao pódio por quatro vezes no último mês.

Dessa vez a corrida foi diferente: trata-se da Corrida de Orientação, um esporte pouco conhecido em Bom Despacho, mas que está com raízes fincadas em Divinópolis, graças ao CODIV (Clube de Orientação de Divinópolis).

No último domingo (11/3) a corrida foi em Ermida, um distrito de Divinópolis. Também lá Fernando Cabral subiu ao pódio. O atleta foi o único representante de Bom Despacho.

A Orientação

Nascida nos países nórdicos, a Corrida de Orientação ainda é pouco praticada no Brasil. Entretanto, vem ganhando força nos últimos anos.

Prisma
O esporte é de concepção simples e se ajusta a praticantes de todas as idades: a ideia é encontrar prismas (veja foto ao lado) ocultos no mato. Para isso, o atleta usa uma bússola e uma mapa. No mapa estão marcados os pontos onde os prismas estão. O atleta que encontrar todos os prismas no menor tempo, ganha.

Embora as regras sejam as mesmas para todos, as pistas são diferentes para cada categoria. Para os atletas de elite elas geralmente têm entre sete e 10 quilômetros e duas duzenas ou mais de prismas. Para crianças, elas têm um quilômetro ou menos, e apenas uns poucos prismas.
Nas pistas de Orientação, gerações se cruzam

Acompanhados, os mais jovens aprendem. E exibem força e coragem

Encontrar o prisma é um momento de alegria em qualquer idade
A orientação é considerada também um esporte pedagógico, pois permite às crianças aprenderem de forma intuitiva noções básicas de geografia, magnetismo, distância, velocidade, vegetação, topografia. Os praticantes do esporte adquirem autonomia e auto-confiança.

O mapa de orientação (veja foto) é uma versão especializada dos mapas topográficos.

Em Bom Despacho os interessados em praticar a orientação podem procurar o vereador Fernando Cabral, que é praticamente e tem a intenção de realizar corridas em Bom Despacho.

(*) O blogueiro Cornélio de Castro colabora com esta coluna em matéria de esporte.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781