Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Concerto na cidade: boa música de graça (... em Belo Horizonte)


Descrição: http://www.palaciodasartes.com.br/imagensDin/Arquivos/5813.jpg   Descrição: http://www.palaciodasartes.com.br/imagensDin/Arquivos/5811.jpg   

Foto: Paulo Lacerda

No dia 11 de março, a
Fundação Clóvis Salgado realiza a primeira apresentação da série Concertos na Cidade. O novo projeto leva para Igrejas, Museus e auditórios, apresentações do Coral Lírico de Minas Gerais, um dos Corpos Artísticos da Fundação Clóvis Salgado. A ação cultural tem como principal objetivo, a formação e aproximação do público com a música coral de qualidade, abordando obras que vão da renascença à música contemporânea. Por meio da versatilidade do CLMG, Concertos na cidade transita entre o repertório a capella e peças com piano, órgão e/ou orquestra.
Acompanhado do renomado organista Antônio Olímpio Nogueira, o Coral Lírico apresenta, na primeira edição do projeto, a Missa Choralis S10, do compositor e pianista húngaro Franz Liszt (1811-1886). Liszt foi famoso pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico, de modo inovador. Ainda hoje, é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.

Coral Lírico de Minas Gerais
O
Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) é um dos corpos estáveis da Fundação Clóvis Salgado e abrange, em seu repertório, grandes obras corais, desde a renascença até o moderno, de motetos a óperas, de oratórios barrocos a concertos corais sinfônicos. Um dos raros grupos com essas características no País, o Coral Lírico já recebeu importantes prêmios e convites para atuar ao lado das principais orquestras brasileiras. Em sua trajetória, o Coral Lírico teve como regentes os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu Miranda Gomes, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Marcio Miranda Pontes, Eliane Fajioli, Silvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Lincoln Andrade, além de diversos maestros convidados. Atualmente com quarenta e oito integrantes, o Coral Lírico é regido pelo maestro Márcio Miranda Pontes.

Antônio Olimpio Nogueira

Natural de Formiga, Minas Gerais, onde iniciou seus estudos de música com o professor Antônio José da Silva, cantou em diversos corais em Belo Horizonte, inclusive no
CLMG. Como convidado, executou teclados na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência dos maestros Sérgio Magnani e Roberto Duarte. Apresentou-se em palcos e salas de concertos em todo o Brasil. Atualmente, é organista da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes em Belo Horizonte.
Programa
Missa Choralis S10
Kyrie
Gloria
Credo
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei


Convidado:
Organista Antônio Olimpio Nogueira

Solistas: Integrantes do Coral Lírico de Minas Gerais
Izabel Carmônia - soprano
Enancy Gomes – contralto
Teresa Cançado – mezzo-soprano
Sandro Assumpção – tenor
Wellington Vilaça – tenor
Iuri Michailowsky - baixo
Urbano Lima – barítono

Serviço
Evento:
Concertos na cidade – Concerto de Abertura
Data: 11 de março
Local: Basílica de Nossa Senhora de Lourdes (Rua da Bahia, 1596)
Horário: 16h45
Duração: 50’
Entrada gratuita
Classificação etária:
livre
Informações: (31) 3236-7400

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781