Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

MAIS DE 200 PREFEITOS ELEITOS EM 2008 JÁ FORAM CASSADOS PELA JUSTIÇA

Minas e Piauí lideram ranking de cassações, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (notícia publicada no blog DIVerdade, da vereadora Heloisa Cerri, de Divinópolis-MG)

O Ministério Público teve participação decisiva na cassação de prefeitos em todo o país
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) demonstrou que dos 5.563 prefeitos eleitos em 2008, 383 não estão mais no cargo. Desses, 210 foram cassados, 48 deles por fraudes na campanha eleitoral. Em 56 municípios do país, a troca de prefeito ocorreu por morte do titular, sendo que oito prefeitos foram assassinados ou se suicidaram. Vinte e nove saíram para concorrer a outro cargo, 18 por doença e 70 por outros motivos como renúncia e acordo entre partidos.

As cassações por infração à lei eleitoral representaram 22,8% dos casos de afastamento dos prefeitos. Os casos mais comuns incluem a tentativa de compra de voto, uso de materiais e serviços custeados pelo governo na campanha e irregularidade na propaganda eleitoral.

Já os atos de improbidade administrativa motivaram 36,6% das trocas. Além disso, 4,76% dos prefeitos deixaram seus cargos por causa de crime de responsabilidade, 17,62% por infração político-administrativa e 2,86% por crime comum.

Os estados de Minas Gerais e do Piauí apresentam o maior número absoluto de prefeitos cassados. Em cada um desses estados, 29 prefeitos perderam o mandato após processo de cassação. Em segundo lugar vem o Paraná, onde 14 prefeitos foram cassados. O Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina tiveram 12 prefeitos cassados em cada estado.

A pesquisa foi feita a partir do cruzamento de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das federações regionais de municípios e da própria CNM, com o objetivo de detectar onde houve mudança de prefeito desde 2009. Depois, os pesquisadores entraram em contado com os municípios onde as mudanças ocorreram para saber dos motivos que levaram às trocas.

8 comentários:

Anônimo disse...

Já que o Bode não foi cassado até hoje, quem sabe ele deveria ser caçado!

Anônimo disse...

Rosemberg, fique só na comunicação escrita! PQP para seus vídeos, este das críticas feitas a vc foi uma merda. Você não sabe falar e é feio pra caramba sem fazer careta e quando faz as caretas chega até assustar. Vc acha que alguém vai identificar para depois você ficar na porta da casa dele filmando com sua câmara nova. Aceite as críticas e procure melhorar, afinal tantas críticas merecem antenção. E se o Fernando for te colocar no governo, coisa que eu não acredito, ele perde meu voto.

Anônimo disse...

Vamos fazer uma vaquinha e exportar para os USA algumas figurinhas que residem em BD e vivem atrás de boquinhas no setor público. Bode, Rosemberg, Zuca, Zeferino, Simão, Maurício Reis.

Esta Rádio do Maurício merece ser investigada para ver se atende as prerrogativas de rádio comunitária.

Anônimo disse...

Nossa, Maurício Reis, pergunta sobre esta figura la pelas bandas de Iguatama, só para ver a opinião que eles tem sobre ele por lá.

E é muito estranho mesmo a rádio dele, o cara batendo de carrão importado, só na vida boa, com uma rádio comunitária.

Olha aí representantes da Receita Federal, Estadual, Ministério Público e Polícia Federal, a situação levanta suspeita.

Afinal de contas existem regras para Rádio Comunitária, veja abaixo:

é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.

Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como partidos políticos e instituições religiosas.
Fonte
http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria

Se uma das regras é não ter fins lucrativos, como o cara mantém seu padrão de vida.

Anônimo disse...

Rosemberg, escute as opiniões e faça uma reciclagem. Seu Blog pode ser muito útil para a cidade e te trazer alguma renda. Mas do jeito que está não dá. Procure ser objetivo e claro nas informações que vc coloca. O layout dele é horrível, muito carregado e confuso.
EVOLUA.

Anônimo disse...

Não é a toa que dizem que aqui é curva de rio. Para cada coisa.

Tal de Maurício Mala Reis, veio para BD no início dos anos 90. Quem anunciasse em jornais e não anunciasse no dele era perseguido. E os DESTAQUES DO ANO, se não entrasse chamava outro para ser o destaque.

Já vez até vizinho mudar e vender casa para sair de perto dele.

E sua rádio é realmente um mistério.

Quando ele não tinha nada a perder adorava ficar perseguindo e criticando os outros. Agora que tem um telhado de vidro enorme (sua rádio irregular), fica caladinho no seu canto.

Hora boa de quem ele perseguiu começar a fazer algumas denúcias aos orgãos competentes sobre a rádio comunitária, que cobra caro pelos anúncios e pega até nova serrana.

TOTALMENTE IRREGULAR

Anônimo disse...

day Concordo com todos acima: em gênero, número e grau ! Mas, e o tal de Rosemberg, hein?! Fez mais um RIDÍCULO de um vídeo (no tal de blog ), querendo que os críticos apareceçam, mostrem a cara. Vá plantar mandioca, sô !!! Alguém é bobo de se mostrar prá depois ficar com esse BABACA atormentando sua vida ??? Será que ele acha que TODOS teem o tempo que ele tem, prá ficar se metendo em coisas alheias como ele ?? Alheias sim, porque esse sujeito se mete até na vida pessoal do ser humano! E me vem ele falar(no vídeo do blog) de DEMOCRACIA, LEGISLAÇÃO, DIREITOS e outras coisas DECORADAS que alguém por aí o fornece, o instiga a falar.Tadinho, num sabe nem argumentar! Se fazendo de coitado, dizendo se "fosse fulano de tal, vcs não estariam metendo o pau em mim". Exigindo para si, e com altivez todo mérito de um bom crítico, de um bom analista dos acontecimentos sociais. Se reveste com propriedade de um grande conhecedor da causa! Ele precisa de uma OCUPAÇÃO, mas não na esfera de qualquer governo (principalmente municipal). Dá prá perceber em seu vídeo ( e eu aqui perdi o tempo em assistí-lo), que ele tá bem abatido, bem convencido de que a "moral" dele tá muito baixa!! Rosemberg: aqui quem vos fala é um grande companheiro de sua família, de seu povo, de longa data, e com respeito vem te dar um conselho prá que vc mude seu rumo na vida !! É muito difícil "ensinar um papagaio velho a falar", eu sei, mas, mesmo assim mude seus objetivos, todos clamam por isso !! VOCÊ É MUITO fraco, saia dessa !!! Tente lá uma parceria com o Maurício Reis, Ronie Santos (outro mala, igual a vc mesmo !), Zuca Lobato, Célio Luquine, (até mesmo com o Bode (porque não??) que você tanto o critica, mas vcs dois fazem um par perfeito = só maracutaia, TRABALHAR MESMO, NADA !!! )

Anônimo disse...

"lá" tem ministerio publico. aqui tem? se tiver alguem me conte.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781