Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Instituto Federal Minas Gerais lança Vestibular e Exame de Seleção 2011/2

Clique aqui para ir à página do IFET
Sobre os cursos disponíveis em Bom Despacho, ligue para (37) 3521-1655 e fale com Maísa ou Virgínia.

ATENÇÃO: todos os cursos são gratuitos.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) abre, de 24 de maio a 16 de junho, o período de inscrições para o Vestibular e Exame de Seleção 2011/2. As vagas estão distribuídas entre os cursos técnicos e superiores, oferecidos nos campi de Bambuí, Betim, Congonhas e Ouro Preto.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (www.ifmg.edu.br). Serão disponibilizados espaços físicos nos próprios campi para a realização da inscrição virtual. A taxa é de R$ 50,00 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70,00 para os de nível superior. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através da Guia de Recolhimento da União (GRU) Simples, exclusivamente nas agências do Banco do Brasil. O pagamento será feito em dinheiro ou débito em conta corrente até o dia 17 de junho (consulte os editais). O comprovante definitivo de inscrição poderá ser consultado no período de 27 a 29 de junho. A inscrição para o curso técnico oferecido na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) é gratuita.
As provas serão realizadas no dia 03 julho e vão ser aplicadas nas cidades de Bambuí, Betim, Bom Despacho, Congonhas, Oliveira, Ouro Preto e Pompéu.

Isenção da taxa de inscrição
O candidato que concluiu o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública ou estudou como bolsista integral em escolas particulares tem a oportunidade de solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição. O edital específico está em vigor e o prazo para solicitação terminou no dia 03 de junho (SAIBA MAIS).

Enem 2010
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do ENEM 2010 para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular e Exame de Seleção 2011/2 para acesso aos cursos superiores. Ao efetuar a inscrição, o candidato deverá indicar a opção por utilizar sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM - 2010) e o respectivo número de inscrição.

Os cursos
Em Bambuí e nas unidades fora de sede de Oliveira, Bom Despacho e Pompéu, os candidatos poderão optar pelos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Ciências Biológicas. Os cursos técnicos são os seguintes: Agricultura e em Zootecnia, Meio Ambiente, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Gerência em Saúde, Informática para Internet, Comércio e Informática.
Em Betim, serão oferecidos os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica. Já em Congonhas, serão oferecidos os cursos técnicos em Mecânica e em Edificações.
Para Ouro Preto, o IFMG oferecerá pela primeira vez o curso de Tecnologia em Gastronomia (20 vagas), além do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, já existente. Edificações, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente são as opções da área técnica.

Opção para Jovens e Adultos
O Vestibular e Exame de Seleção 2011/2 do IFMG também oferece oportunidade para quem não conseguiu concluir o Ensino Médio até os 17 anos. São os cursos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), que aliam os conhecimentos da educação básica às disciplinas técnicas. A opção está na unidade fora de sede de Oliveira, pertencente ao Campus Bambuí: curso técnico em Comércio.
O processo de seleção para o ingresso nos cursos será feito através da aplicação de um questionário, no valor de 50 pontos, e da realização de uma prova objetiva, com 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. O programa das provas já está disponível (CLIQUE AQUI). As avaliações serão realizadas no dia 26 de junho, de 14h às 18h. O resultado será divulgado a partir do dia 08 de julho.
Para concorrer às vagas da modalidade EJA, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos e, obrigatoriamente, Ensino Fundamental completo. A inscrição é gratuita. Consulte o edital correspondente.

Informações:
Campus Bambuí: (37) 3431-4900
Unidade fora de sede em Oliveira (EJA): (37) 3331-1667
Campus Betim: (31) 2513-5125
Campus Congonhas: (31) 3731-8105
Campus Ouro Preto: (31) 3559-2168

Editais:
EDITAL Nº 16 - PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO - clique aqui. (Publicado em: 16 de maio)
EDITAL Nº 17 - CURSOS SUPERIORES - clique aqui. (Publicado em: 24 de maio)
EDITAL Nº 18 - CURSOS TÉCNICOS - clique aqui. (Publicado em: 24 de maio)
EDITAL Nº 19 - PROEJA - clique aqui. (Publicado em: 24 de maio)
EDITAL Nº 20 - RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 18 (CURSOS TÉCNICOS) - clique aqui. (Publicado em: 31 de maio)
EDITAL Nº 21 - RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 19 (PROEJA) - clique aqui. (Publicado em: 02 de junho)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fernando, muito bom esse

vestibular, mais eu estou esperando o
curso de Pedagogia que iria ser na sede de Caiq , você está sabendo quando vai ser realizado ou será mais uma mentira do nosso Prefeito? Desde já agradeço

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781