Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bom Despacho verá eclipse com Lua alaranjada

Hoje é dia de eclipse total da Lua. Em Bom Despacho, porém, será apenas parcial. Ela será total na África e na Ásia Central. Na América do Sul, será visível ao nascer da Lua. Na Austrália, Filipnas e Ásia Ocidental, ele será visível no alvorescer.

Uma curiosidade esperada para esse eclipse é a cor alaranjada. Isso porque, nessa época do ano, há muita poeira no ar. Nessas condições a luz azul tem mais dificuldade de atravessar do que a luz vermelha. Com isso tanto a Lua quanto o Sol ficam alaranjados.

O fenômeno é percebido ao entardecer e ao amanhecer porque é quando os raios de luz têm que atravessar a camada mais espessa.

Em Bom Despacho a Lua nascerá às 17 h 26 minutos. Nesse momento o sol estará se pondo (desaparecerá às 17h 29 min). Nessas condições, a Lua já surge em meio-eclipse e seguirá clareando até as 21 horas, quando voltará a ser inteiramente vista, sem sombras.

Evolução do eclipse (horário de Brasília):
14 h 23 min. – Começo do eclipse (não será visto aqui)
15 h 12 min. – Eclipse total (não será visto aqui)
17 h 26 min. – A Lua nasce em Bom Despacho, com o eclipse já se desfazendo
20 h 02 min. –  Fim do eclipse

Próximo eclipse total da Lua, só em 10 de dezembro de 2011.

Lição de astronomia:  os eclipses só acontecem na Lua cheia, pois é quando Sol e Lua se encontram em pontos opostos, com a Terra ao centro. O eclipse de hoje (15/6) é bom para constatar esse alinhamento entre Sol, Terra e Lua: em Bom Despacho a Lua nascerá às 17h 26 minl. e o Sol se porá às 17h 29 min. Essa diferença de 3 minutos explica por que o eclipse é parcial para nós: a oposição perfeita já se terá desfeito. Às 17h 12 min, porém, os dois astros estarão em oposição perfeita. Nesse momento, porém, não poderemos ver a Lua aqui de Bom Despacho.

Para que lado olhar?

A Lua nasce do lado Leste, portanto, lá para as bandas da Tabatinga, Passagem, Várzea do Sapé, Leandro Ferreira. Portanto, às 15h 29 min., todo mundo de olho na Lua.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781