Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Hora de repensar a política de repressão ao tráfico e uso de drogas?

“Na prisão, vi mais drogas ao meu redor do que no mundo real. Se não conseguimos acabar com as drogas dentro de uma prisão de segurança máxima, como podemos acabar com elas em uma sociedade livre?” – Anthony Pappa, preso por entregar um envelope de cocaina.
            Foi no final da década de 60 que os Estados Unidos instituiram uma luta sistemática contra o tráfico e o uso de drogras. Nos anos seguintes foi acompanhado pela maior parte dos países. Quase meio século depois, o que se verifica é que houve um aumento assustador no consumo e no tráfico. Pode-se dizer que a luta fracassou. É preciso parar e repensar o que fazer. Aprender com os erros.

            Essencialmente, é essa a mensagem trazida pelo documentário "Quebrando o tabu", que agora entra nos cinemas brasileiros.(veja o trailler clicando na imagem abaixo.)



            A pergunta do ex-presidiário Anthony Pappa trava a garganta de quem vê a repressão policial como caminho de combate às drogas: se a polícia não consegue acabar com as drogas dentro das cadeias e presidios – nem mesmo nos presidios de segurança máxima – como fará para acabar com ela fora das cadeias?

            Talvez ninguém saiba de onde, como e quando virá a solução para o consumo de crack, oxi, cola de sapateiro. Entretanto, uma coisa todos já sabemos: a atual política mundial, implantada pelos Estados Unidos a partir das décadas de 60 e 70, fracassou. Para comprovar isso, basta ver a riqueza dos carteis da droga, a miséria dos consumidores nas cracolândias e o alto consumo em todas as cadeias e presídios brasileiros.

Clique aqui para ver matéria publicada no G1

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781