Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Vereadores arquivam denúncia contra o prefeito Haroldo Queiroz

Na noite de ontem (28/3) os vereadores Marcelo Marilúcio (Marcelão), Roberto Gontijo, Carlos Roberto Couto e Gilmar Couto (Iru) votaram pelo arquivamento da denúncia contra o prefeito Haroldo Queiroz.

A denúncia, com 33 páginas, narrava uma série de condutas ilíciticas do prefeito, como fraude em licitações, desvio de dinheiro público, desobediência a ordem judicial, descumprimento de requisição da Câmara, emissão de cheque sem fundos, calote. Junto com ela foi apresentada uma pilha de documentos que provam as ilicitudes.

Mesmo assim, os vereadores resolveram fechar os olhos. Resolveram nem mesmo examinar as provas.

As mais de 500 pessoas presentes sairam revoltadas com a atitude dos vereadores.

Na tarde de hoje a denúncia e as provas serão levadas ao Ministério Público. Amanhã, serão entregues à Polícia Federal, em Divinópolis. Depois será a vez da CGU, TCU, TCE e outros órgãos de fiscalização e controle.

34 comentários:

Revistacidadesol disse...

Oi, Fernando. Já era previsível esse arquivamento. Sugiro que vc lidere uma audiência pública com a população como fez a ONG de Ribeirão Preto que o Rosemberg divulgou, a AMARIBO, deixe as pessoas falarem, faça uma análise da situação.

Lutar nessa câmara viciada é importante, mas não pode ser somente isso. Eles são maioria e vão sentar em cima, não adianta. E pior: é bem provável que exista uma maioria de empresários locais por trás desses vereadores de situação, o que pode fazer com que sejam reeleitos novamente.

Abs do Lúcio Jr!

Quirino disse...

Aconteceu o que eu previa e temia!
O meu sentimento é de revolta, frustração, indignação! Esses vereadores da situação(se é que podem ser chamados de vereadores), têm que entender que foram eleitos para representarem o povo e não o prefeito. Eu me sinto envergonhado de ser Bondespachense, no momento!Se não precisasse morar aqui, não teria nem voltado. É impressionante a mentalidade tacanha, desses pseudovereadores da situação. É revoltante a predisposição deles em defender o prefeito!!! Não estão nem aí para o povo, para aqueles que, infelizmente, os colocaram na Câmara. É por isso que Bom Despacho está "emperrada", não sai do lugar. Até mesmo em relação a concursos públicos, Bom Despacho agora virou sub-sede de Nova Serrana - veja no caso do concurso para os Correios. O corporativismo, a falta de compromisso desses caras com a população, com a cidade, é revoltante!!!

Paulo disse...

Fernando, bom dia! Ta aí uma lista de vereadores a quem nunca confiarei o meu voto.

Quirino disse...

Bom Despacho pede socorro!!! Se, quem foi eleito para fiscalizar o executivo, prefere o corporativismo, prefere fazer vistas grossas às denúncias contra o prefeito, algum órgão competente deverá ser acionado e agir! Não tem condições de permanecer como está!!! Não é possível que teremos que conviver com essa falta de comprometimento, de responsabilidade por parte de pseudo-vereadores!!!

Fernando Cabral desmente... disse...

Caro Lúcio

Achei excelente sua sugestão de uma audiência pública. Ajude-me a pensar como realizar isso. No restante dessa semana cuidarei de levar a denúncia aos órgãos estaduais e federais envolvidos (PF, MP, MPF, CGU, TCU, TCE).

Anônimo disse...

fernando, nao esta faltando um nome de um vereador?

Anônimo disse...

Porquê vi na tv, tantos prefeitos serem (e vereadores) sendo presos, cassados, e aqui não?? Será que a justiça de Bom Despacho, ou melhor (as leis)sao diferente? Ou quem as interpretam são diferentes? Se tem provas porquê é assim aqui em Bom Despacho? AH.... VOU PARA DE PERGUNTAR SENAÕ VOU FICAR LOUCO.

Natália Ramos disse...

Oi Fernando, não pude comparece ontem à Câmara, mas hoje pela manhã, a cidade não falou de outra coisa. A esmagadora maioria se mostra revoltada com a decisão dos citados vereadores, e pior, sente que precisa se conformar com a situação, até o fim deste mandato. Em outras cidades do Brasil, num momento como este, a Câmara e outras sedes de governo seriam vandalizadas. Nossa gente precisa se unir em prol de um bem maior, que é nossa sociedade. Mesmo havendo tão pouca luz no fim do túnel. Te parabenizo pela iniciativa do blog, pelas informações veiculadas no JN, sua coragem e postura diante de denunciar os fatos. É sem dúvida um belo e difícil começo. Falta apenas os bondespachenses abraçarem sua causa, que é afinal a minha causa e a deles também. Sem voz e ação seremos sempre minoria, não é verdade? Grande abraço!

Anônimo disse...

Posso me sentir orgulhosa de nunca ter votado em nenhum destes vereadores. Eles também deveriam ser cassados! Têm medo do bode por que? São da mesma laia e devem estar com rabo preso, por isso estão apoiando. É muita grana pra uma pessoa só roubar sozinha, tem mais gente ganhando, com certeza.

Juliana Cesãrio disse...

Meu sentimento é de indignação.
Vereador é eleito pra defender a população e ñ acorvardar diante de atos ilícitos. São covardes todos q ficaram do lado do prefeito.
Agora é fazer uma audiência pública mesmo e dar uma limpeza da câmara e prefeitura.
Tô contigo Fernando!

Anônimo disse...

Meu sentimento é de indgnação.
Vereador é eleito para defender a população e ñ acorvardar diante de atos ilícitos. Que a audiência puplica seja feita e que a limpeza aconteça.
Tô contigo Fernando!

Anônimo disse...

Confesso que fiquei surpresa foi com a decisão dos vereadores em arquivar a denúncia. Explico:
Pensei que eles fariam como no caso do mensalinho, ou seja, iriam fingir que estavam dispostos a apreciar a denúncia e esperar a poeira abaixar para depois arquivarem. Não sei dizer se eles foram muito burros ou muito corajosos ao fazer isto, mas sei que foi melhor pra você Fernando, que conseguiu mostrar que o povo não tem voz na Câmara por causa destes vereadores que só fazem o que o prefeito quer. Foi melhor assim, já que agora a população de Bom Despacho tem os nomes exatos de quem usa os votos dos cidadãos para ajudar o prefeito a lesar os próprios cidadãos. Tudo que o prefeito fez e está fazendo tem a assinatura deles embaixo, que ficava oculta, mas agora essas assinaturas ficaram escancaradas para Bom Despacho inteira. Agora eles não conseguirão mais levar as coisas sem consequências, já que no mínimo eles não serão reeleitos. Todos sabíamos que não seria a Câmara que iria derrubar o prefeito e portanto foi melhor assim; quem tinha muito o que temer acabou confessando isto e se queimando.
Dou-te meus parabéns Fernando e tento expressar aqui o meu orgulho de ter uma pessoa assim como meu representante. Sem dúvida Bom Despacho pedia socorro por alguém assim. Não desanime pois tudo está só começando e pode ter certeza que bem no começo da luta você já conseguiu muita coisa. No mínimo muitos admiradores.
Abraço

Pedro disse...

Fernando estou indignado pelo que aconteceu
ontem de estes vereadores citados terem arquivado a denúcia,pois mesmo sendo vereadores da situação tem que haver moral e ética,mais com certeza isso esses vereadores não tem.
Pode ter certeza que a maioria dos bondespachenses estão com o senhor que vem fazendo esse trabalho de fiscalização brilhante.

Costituição Federal

art1º paragrafo único:
Todo o poder emana do povo,que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente,nos termos desta Constituição.

Clenio Araujo disse...

A esperança é, mesmo, que os órgãos externos apurem imparcialmente as denúncias. Na Câmara de hj, não dá! Nunca dará! Será que vai continuar assim na legislatura que vem?

Tb apoio a audiência pública, mas que seja msm pública e aberta a todos, com ordem para ser produtiva. Lúcio e Fernando, se eu puder ajudar, tô por aí...

PALHAÇO disse...

Ontem me senti um palhaço perante as asneiras que foram faladas e as artimanhas utilizadas pelos VEREADORES Sr. Gilmar, Sr. Marcelo, Sr. Marcos, Sr Roberto, Sr. Carlos.
1- Propositalmente atrasaram a reunião para vencer o povo pelo cansaço.
2- Tentar enganar o povo com aquelas lorotas que disseram é achar que somos todos palhaços.


QUEM SE SENTIU FEITO DE PALHAÇO POR ESTES VEREADORES, DIVULGUEM SUAS ATITUDES, SE NÓS QUISERMOS NUNCA MAIS NENHUM DELES SERÁ UM VEREADOR NOVAMENTE.

OUTRO PALHAÇO disse...

As denúncias são tão documentadas que se eles aceitassem apurá-las não teriam como tentar inocentar o Sr. Prefeito, por isto não fizeram como no mensalinho.

CONCORDO QUE FOMOS FEITOS DE PALHAÇOS ONTEM.

TEMOS QUE TOMAR ALGUMA ATITUDE!!!

Anônimo disse...

José de Alencar –
Não. Eu tenho medo da desonra. Porque o homem honrado, especialmente, o homem que milita na vida pública honrado, ele não morre nunca. Agora, se ele for um camarada desonrado, ele morre em vida.

http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2011/03/29/jose-alencar-a-pha-nao-tenho-medo-da-morte-mas-da-desonra/

Ricardo Cabral disse...

Tomara que o povo se lembre de nao votar nesses vereadores. Devemos pensar no porque deles terem tanto medo de que a verdade seja descoberta. Sera que têm o "rabo preso" a alguma dessas sujeiras?
Alem disso, ser omisso a casos como esses tambem é Corrupção.
Pra mim são todos farinha do mesmo "bode". Bom Despacho precisa se concientizar politicamente. Santa paciência! Dessa forma todo o esforço para fazer justiça parece ser feito em vão, fazendo que muitas pessoas parem de acreditar nas mudanças e assim parando tambem de lutar por estas. Mas nada disso é em vão, na pior das hipoteses, essa luta gera elitores mais concientes.
"Don´t give up the fight!"

Philipe disse...

E uma falta de vergonha essa cidade,hoje lamentavelmente quando voltava do almoço e escutei no radio de meu carro a triste noticia de que o nosso eterno Presidente teria falecido,venho acompanhando a historia desse grande homen a tanto tempo em luta contra o cancer,e infelizmente a historia dele e igual a nossa de Bom Despacho,gente honesta com voce Sr. Fernando Cabral lutando contra essa doença que e a corupçao e acabar assim com uma triste decisao,e quem sai perdendo e o povo que lamentavelmente vota nesse politico nas proximas eleiçoes,eu amo de paixao essa cidade que nao tem nada a oferecer aos jovens,em nossa cidade so tem barzinho,nada de cultura e quando nao e isso e banca de baralho....essa ai nosso prefeito conhece muito bem inclusive ate patrocina.
Abraços
Um grande abraço e pode contar comigo nessa batalha.

Ricardo disse...

Fernando,se estes vereadores se julgam bomdespachenses,coitado de nos!! Imagino o quanto eles querem o bem de Bom Despacho e pricipalmente para o POVO de Bom Despacho. Como disse a você quando você foi eleito,estamos entregues a bandidagem! Tenho do daqueles que votaram nestes indivíduos. Hoje devem estar com a conciencia pesada do que fizeram para Bom Despacho. Tudo isto se resume em uma só palavra: VERGONHA!!
Sabemos do seu empenho e temos a grande certeza que Deus e justo. Tudo que você fez nao será em vão.
Forte abraço.

Maria disse...

Não entendo...será que sou burra?...
Afinal...eles represetam o povo ou o prefeito corrupto?
Marcos Fidélis, Iru, Carlos da Rádio, Roberto Gontijo. Marcelão...QUE VERGONHA!!!

Leonardo disse...

O que surpreende e estarrece não é a rejeição da denúncia Fernando, aliás, era previsível. E sim a contradição manifesta no discurso desses vereadores. Adotaram um falso moralismo de que eram imparciais, que não cederiam a pressão popular, que não condenariam sem apurar, e logo em seguida se recusam a sequer apreciar as provas ora apresentadas. Estive presente e dirijo minha parabenização pelo empenho, coragem, nobreza, inteligência e prestatividade ao município. Ao Sr. Gilmar, apodado de Iru, V. Exa. deveria ter-lhe informado um pouco mais de Processual Penal, já que ele se gabou de ser policial experiente e que nenhuma autoridade se procede antes de averiguar ao receber uma denúncia. Lêdo engano, ele somente se recusou a lembrar "de um tal de materialidade, que se engloba com um tal de indício suficiente de autoria, que juntamente ensejam uma tal menina, nominada prisão preventiva." Pude conhecer de perto o instituto da legítima defesa de terceiro Fernando.

Chico disse...

Fernando

Doação de lotes se for próximo das eleiçõs não é crime eleitoral?

O Marcos Fidelis declarou isto para todo mundo ouvir, na reunião do dia 28, só resta saber se foi próximo as eleições.

Geralmente acontece perto das eleições, para se elegerem.

Anônimo disse...

Sei de várias eleitores que receberam benefícios de candidatos a vereadores para votarem neles, alguns se elegeram com isto. Tem do Santa Lúcia, Campo, Esplanda.

Ricardo disse...

Fernando,estava pensando,como existe o estatuto do torcedor,deveria ter o estatuto do eleitor. Assim o eleitor poderia processar o seu candidato por prometer uma postura política e praticar outra. Esses falsos bomdespachenses já estariam sendo intimados desde segunda feira. Como o voto e secreto nao há esta possibilidade,num e?
Abraços.

Anônimo disse...

Fernando , peço o seguinte: Que voce escreva de vez em vez em sua coluna daquele jornal os nomes dos vereadores para q ninguem vem a esquecer, pois dizem algumas linguas q o povo sempre esquece (eu não);Mas falo é na época das eleiçoes, om povo tem q lembrar todos os dias q a nossa cidade tá do jeito q ta , é por causa deles. OBS: NEM VOU FALAR DO PREFEITO, "NEM PRECISA NÉ? "

Anônimo disse...

Bom Despacho merece o que aconteceu nesse dia, pois em sua grande maioria, apoiou esses mesmos ''representantes do povo'' sabendo que os mesmos não passavam de meros vagabundos, e agora vem chorar por que a cidade esta abandonada entre várias coisas, se não viram no outro mandato do prefeito e seus súditos, pois os mesmo não são representantes da sociedade, e sim uns cabritos mamando no saco do bode, fazer o que, pelo menos fiz minha parte acreditando que o povo dessa cidade iria tomar vergonha an cara e fazer diferente na eleição.Mas me enganei, mas graças ao bom Deus não pensei como a maioria, e não me arrependo do meu voto, pois sei que ele esta fazendo diferença.

Giovani disse...

Fernando

Como faço para conseguir uma cópia da gravação da sessão do dia 28/03/2011. Vou fazer várias cópias e distribuir nas vésperas das eleições de 2012. No mínimo 5 para cada candidato a Vereador, exceto para 6. Acho que é uma boa forma de mostrar meu repúdio pela atitude tomada por 5 vereadores e para enaltecer a atitude de 3.

Quem não concorda com a postura adotada pelos 6 Vereadores da situação. Faça alguma coisa para que nossa Câmara seja renovada por pessoas COMPROMISSADAS COM O POVO nas próximas eleições.

ANA MARIA disse...

Achei muito interessante o argumento do Sr. Marcelão e Sr. Iru sobre o salário que recebe o Vereador Fernando Cabral.
Porque eles não fazem o mesmo, estudem passem no concurso para o TCU, que a lei lhes dará o direito de optar pelo salário que quiserem receber.
Melhor que engordar o salário apoiando e compactuando com corrupção, etc.

Paulo disse...

Bom!!! Fernando Cabral está fazendo a parte dele como vereador, o bondespachense também tem que fazer a sua parte como cidadão e eleitor. Precisamos deixar de ser uma mera platéia, ano quem vem tem eleições novamente e com certeza esses vereadores coniventes com a corrupção vão querer se reeleger!! Pensem bem na hora de votar.
Deixo os meus agradecimentos ao Sr Fernando Cabral por mostrar, as pessoas, quem são realmente esses vereadores e esse digamos que "prefeito".e nunca desanime desse trabalho grandioso de fiscalizar e exercer a cidadania pois você é um exemplo para esta cidade.

Quirino disse...

Maria, você não é burra não. Esses cinco nomes que você citou, acrescentado-se o nome do que estava ausente no dia 28/03/11, representam o Prefeito. É por isso que eu os denomino de pseudovereadores!!! Não são vereadores no sentido exato do termo, entendeu?

Anônimo disse...

existe um jornal ai na cidade que vai representar os vereadores e o prefeito. será q esse jornal foi comprado? ou vai ser uma ferramenta para eles? senhores , o povo não é bobo, tudo q esta escondido vai se tornar em luz. Sr. dono do jornal do correio, não se corrompa, parece q voce é uma pessoao de bem, ou não e´?

Anônimo disse...

Cidadãos Bondespachenses...........já disse uma vez e repito, parece que as coisas só funcionam quando a mídia está de cima, eu já denunciei e espero que vocês façam a mesma coisa, no site da globo há um link do fantástico próprio para denúncia, se vocês realmente querem ver esses bandidos fora da prefeitura denunciem.........

Anônimo disse...

fernando.
Estive na camara no dia da votaçaõ e fiquei indgnado,mas sabia que o resultado da votaçaõ seria o que confirmado. Pergunto se na votação,além da presença da população de Bom Despacho, não faltou a cobertura da imprensa escrita e emissoras de televisão,para divugarem o fato, o que iria forçar os veadores a votarem com imparcialidade. Desejo sorte nesta luta.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781