Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Festa do Rosário ganha reconhecimento estadual

Carolina Moreira --- carolina@mindelloarquitetura.com.br

Final das férias de julho em Bom Despacho e os mastros, tambores e bandeiras do Rosário começam a contagiar e a colorir as ruas da cidade. São aproximadamente 1.300 reinadeiros que fazem a Festa do Rosário ser a mais tradicional festa religiosa bom-despachense.
A partir de 2.010, a Festa poderá ficar mais fortalecida e mais sonora. Foi encaminhado ao Fundo Estadual de Cultura (FEC) no dia 17 passado, o projeto “Congado, nossa tradição” que tem como principal objetivo a aquisição de instrumentos musicais para os vinte e dois ternos existentes e atuantes na cidade. Foram orçados acordeons, cavaquinhos, caixas, pandeiros, reco-reco e vários outros instrumentos de percussão, que deverão ser devidamente distribuídos aos cortes.
Trata-se se um incentivo aos reinadeiros, que com dificuldade e sem apoio da Prefeitura de BD, lutam com dificuldade, para conseguir fazer da Festa do Rosário, a principal manifestação da cultura local, sendo capaz de reunir inúmeras cidades vizinhas para celebrar a Nossa Senhora do Rosário.
O projeto também contemplará o início da pesquisa, inventário e Registro deste bem cultural, enquanto um patrimônio imaterial que tem alcance regional, podendo ser inscrito no livro de Registro de Patrimônio Imaterial do estado, na categoria “celebrações”. Este Registro poderá abrir portas para outras linhas de incentivo que poderão vir diretamente através da Associação dos Reinadeiros.
O projeto “Congado: nossa tradição” foi proposto e elaborado pela arquiteta Carolina Moreira, em parceria com Aparecida Rodrigues, presidente da Associação dos Reinadeiros de Bom Despacho. Espera-se que com a aprovação do projeto, pelo Fundo Estadual de Cultura, a Festa do Rosário a partir de 2.010 seja enriquecida, podendo-se marcar o início de um passo rumo ao reconhecimento deste bem cultural, enquanto um patrimônio imaterial estadual, e até mesmo nacional.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781