Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CESEC oferece cursos técnicos de nível médio

Quinta-feira passada os alunos do PEP-EJA montaram no CESEC uma lanchonete. Embora ela tenha existido por algumas horas apenas, atingiu integralmente seus objetivos: dar aos alunos do curso técnico de Secretariado e Assessoria do PEP-EJA, uma oportunidade para que testassem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Foi um sucesso.



PEP-EJA do CESEC

O PEP-EJA (Programa de Educação Profissional para Educação de Jovens e Adultos), financiado pelo Governo do Estado de Minas, destina-se à formação de técnicos de segundo grau. Os cursos oferecidos em Bom Despacho são os de Administração Empresarial e Secretariado e Assessoria.

Uma particularidade do curso é que ele admite tanto quem já terminou o segundo grau quanto quem ainda não terminou. Quem ainda não terminou tem a oportunidade de terminá-lo enquanto faz o curso técnico. Com isto, todos chegarão ao final como técnicos com formação de segundo grau.

Uma curiosidade é que os alunos já têm segundo grau não são dispensados de fazer as matérias porventura cursadas anteriormente. O objetivo é duplo. De um lado, aviventar e reforçar os conhecimentos anteriormente adquiridos. De outro lado, permitir que esses alunos ajudem seus colegas que não tiveram oportunidade de fazer o segundo grau antes.

Os cursos funcionam no CESEC (Centro de Educação Continuada)  Prof. Zaíra Batista Teixeira.

Cursos modulares

Os cursos são divididos em três módulos de seis meses cada. Terminado um módulo, o estudante recebe o diploma relativo à parte concluída. Isto, além de ser estimulante, facilita para que ele se coloque no mercado. Por exemplo, o curso de Administração Empresarial se subdivide em a) Assistente de Planejamento, b) Auxiliar Administratrivo e Financeiro e c) Técnico em Administração Empresarial.

Já o curso de Secretariado e Assessoria se subdivide em a) Assistente de Planejamento, b) Auxiliar de Eventos e c) Técnico em Secretariado e Assessoria.

De Bom Despacho para a Região

Além de atender a alunos de Bom Despacho, o PEP-EJA também tem alunos de Nova Serrana, Divinópolis, Campos Altos, Pará de Minas, Arcos e outras cidades da região. Os estudantes não têm custo, pois o curso é inteiramente pago pelo Governo do Estado de Minas.

Corpo Docente 

O material usado no curso (livros e DVDs) é produzido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, Fundação Roberto Marinho e o Centro de Educação Profissional Paula Souza.


As professoras são servidoras estaduais lecionam ou trabalham na cidade. Cada uma mais entusiasmada do que a outra.

A responsável pelo curso de Secretariado e Assessoria é a Prof. Lucélia Costa, formada em História e também professora na Escola Wilson Couto. A responsável pelo curso de Administração Empresarial é a Prof. Vitória, formada em Biologia e servidora da Secretaria da Saúde.

A diretoria do CESEC é a prof. Lúcia Couto.

A organização da lanchonete mostrou que os alunos estão não apenas amealhando conhecimento e experiência, mas também que têm entusiasmo pelo que fazem. Esse, aliás, o combustível mais importante do sucesso.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781