Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sancionado com vetos o Estatuto do Magistério

Dia 6 de agosto, com quatro vetos, o prefeito sancionou o Estatuto das professoras.

Primeiro e segundo vetos: Eliminaram dois professores facultativos, um de inglês e outro para atividades na biblioteca.

Terceiro veto: Retirou os benefícios da nova lei para as professoras II, MA-06, cujos cargos haviam sido criados pela Lei 1.280/91

Quarto veto: Eliminou o efeito retroativo a primeiro de janeiro de 2009.

Próximos passos

Os vereadores têm 30 dias para analisar os vetos. Para acatá-los, basta não fazer nada. Para derrubá-los os vereadores precisam de 5 votos. Este é o nó da questão.

O prefeito tem 6 vereadores em sua base. A oposição tem três apenas. Portanto, a derrubada dos vetos exigirá votos de dois vereadores que olhem mais para os interesses das professoras e da educação do que para as vontades do prefeito.

Voto Secreto

O voto para derrubada de vetos é secreto. Com isto pode ser que algum vereador seja menos fiel ao prefeito e mais fiel às necessidades da educação em Bom Despacho.

Os boatos

As professoras têm sido aterrorizadas por variados boatos. Um deles diz que o prefeito não sancionou a lei. É mentira. Outro diz que as professoras perderam o direito ao décimo terceiro salário. Mentira também. Mais um diz que algumas professoras terão redução de salário. Besteira.

A lei foi sancionada no dia 6 de agosto. Quanto aos outros boatos...

Décimo terceiro salário

O décimo terceiro salário é uma garantia constitucional que todo servidor tem. Portanto, não existe hipótese de ele ser eliminado por uma lei. Mesmo que o prefeito e os vereadores assim quisessem.

Redução de salário

Os salários dos servidores não podem ser diminuídos. Esta é a regra geral. No caso do Estatuto do Magistério isto está explicitado no artigo 138 da Lei. Ou seja, em nenhuma hipótese o professor ganhará menos do que ganha hoje.

Início do pagamento

Como a lei foi sancionada e entrou em vigor no dia 6 de agosto, o aumento aplica-se a partir dessa data. O máximo que pode acontecer é o prefeito dizer que não conseguiu alterar a folha até a data do próximo pagamento.

Pode ser. Mas nada impede que o prefeito, se quiser, mande rodar uma folha suplementar tão logo as alterações estejam feitas.

Derrubada do veto

Em última análise, o que decidirá o destino dos vetos é a pressão que as professoras fizerem. Os vereadores devem seus cargos a seus eleitores, não ao prefeito. Por isto, na hora de votar, eles pensarão duas vezes antes de desagradar aos profissionais do magistério.

Um comentário:

Unknown disse...

O professor de Inglês, nas séries iniciais, foi uma grande conquista para os alunos das escolas municipais de Bom Despacho, penso que somente uma pessoa sem nenhum conhecimento sobre educação poderia retirar esta conquista das crianças de nossa cidade. Quanto ao professor de biblioteca não sei nem o que falar, pois considero a bibllioteca o local mais importante da escola.

Rita

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781