Páginas

sábado, 8 de agosto de 2009

Relógio de sol desapareceu

Dia 6 o relógio de sol acima foi colocado na Praça da Estação. No dia 7 desapareceu. Testemunhas afirmam que foi removido por um caminhão da prefeitura. É esperar para ver.

Para ver e entender por quê.

A prefeitura não recolhe lixo da rua; a prefeitura não recolhe a cachorrada da rua; a prefeitura não recolhe a sujeira dos lotes. Mas, um relógio de sol — uma peça de fina engenharia e artesanato — é recolhida em menos de 24 horas.

História do relógio de sol

A invenção do relógio de Sol data de pelo menos 3.500 anos. É dessa época a peça mais antiga que se conhece. Ela foi encontrada no Egito, por exploradores ingleses. Mas não foi privilégio deles. Todos os povos antigos tiveram relógios de Sol. Astecas, Maias, Incas, Chineses, povos da Mesopotâmia, todos desenvolveram algum tipo de relógio de Sol.

Entretanto, os relógios só se tornaram precisos com dois avanços: de um lado, a compreensão do movimento aparente do Sol em torno da Terra. Do outro lado, a descoberta e o uso sistemático das relações trigonométricas.

A primeira parte era necessária para compreender o andamento da sombra de um objeto ao longo do dia e do ano. A segunda parte era necessária para permitir o cálculo de relógios precisos (muitos tipos de relógio de Sol podem ser construídos por métodos empíricos, sem cálculo. Mas mesmo estes exigem conhecimentos mínimos de geometria).

Funcionamento do relógio

O funcionamento do relógio se baseia na relativa regularidade com que a Terra gira em torno do seu próprio eixo.
O giro tem 360 graus e o dia, 24 horas. Assim, a cada hora o Sol parece avançar 15 graus. É este fenômeno que permite a construção do relógio.

O relógio da praça

O relógio colocado na praça é chamado de Equatorial, pois o anel que projeta as horas é paralelo com o Equador. Já a mesa onde as horas são projetadas é paralela com o eixo da Terra.

Horário de verão

O relógio foi projetado para indicar também a hora de verão. No Brasil, esse horário vai desde o terceiro domingo de outubro até o terceiro ou quarto domingo de fevereiro.

Onde estará o relógio?

Bem, o relógio foi removido.

O que haverá nesta fina peça de engenharia e artesanato que fez a prefeitura agir com tanta pressa para retirá-la e sumir com ela?

Será que a arte, a engenharia e a ciência causam pavor ao prefeito? Pavor que ele não demonstra ter pela sujeira dos lotes, pela poeira das ruas, pela cachorrada abandonada que toma conta da cidade?

Vote

Indique na enquete ao lado qual deveria ser a prioridade do prefeito: recolher das ruas os cães abandonados ou recolher o relógio de sol colocado na Praça da Estação?

6 comentários:

Anônimo disse...

Fernando: já que a prefeitura está nessa de recolher, vou tirar umas fotos do lixo hospitalar que a Santa Casa está jogando no lote vago junto com o entulho da obra, aqui praticamente ao lado da minha casa.

Logo mais te mando as fotos. Vamos ver se rola recolher tb.

Anônimo disse...

Fernando: acho que o Haroldo precisava mesmo recolher o relógio: era hora dele acordar, não é mesmo?

Vai ficar de lembrança para ele saber que agora existe uma oposição decente.

Fernando Cabral desmente... disse...

Pois é. Enquanto o lixo se acumula o pefeito deve estar usando os caminhões e os funcionários para recolher PERIGOSÍSSIMOS relógios de sol.

Relógios de Sol são baseados em conhecimentos de astronomia; são calculados usando trigonometria; são construídos com técnicas artesanais; são apreciados com inteligência e sensibilidade.

Por isto são perigosos.

Aliás, o funcionamento do relógio de Sol poderia até estimular estudantes de segundo grau a perquerirem sobre a utilidade da geometria e da trigonometria.

Já pensou se a moda de pensar pega?

Jacksandro Ricardo disse...

Não só os relógios do sol, como também as curvas de nivel recursos usados pelos amerindios (incas, maias e astecas) aqui na minha rua (Av Geralda Lopes) por exemplo a prefeitura aterrou uma parte da rua que ha muito havia sido corroido pela erosão, porém para tal, ela tirou a terra de um barranco do outro lado da rua, espero que nas chuvas que começam em breve, elas primeiro, tenham lugar pra escoar e não derrubem o serviço feito (mal feito por sinal) e segundo espero que a rua de cima não desbarranque com a terra que foi tirada de lá. Em tempo, nesse caso não seriam bem aplicadas as curvas de nivel, mas sim bueiros (artigos raros na cidade) para escoamento da água que está por vir. Outra particularidade da rua é ser asfaltada na parte de cima da "avenida" e de terra na parte de baixo.

Malu Handam disse...

Quem levou o relógio para a praça?
A própria prefeitura?

Fernando Cabral desmente... disse...

Não. O relógio foi colocado por mim.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781