Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Justiça manda Legislativo entregar documentos

Liminar em mandado de segurança obriga o Presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo a liberar informações para a imprensa.

O pedido foi feito pela jornalista Mariana Sanches, da revista Época. Com a ordem, o Presidente terá dez dias para entregar informações relativas aos gastos com as famosas "verbas indenizatórias" a que os deputados têm direito.

A seguir, trecho da decisão do Desembargador Aloísio Toledo César:

Mas, forçoso consignar que a atividade do jornalista, quando procura obter e transmitir informações que são do interesse público, constitui atividade que oxigena o Estado de Direito e a democracia a tanto custo conquistados neste País.

Esse interesse do jornalista, quando em atuação, não pode ser visto como algo exclusivamente individual ou particular, pois tem natureza difusa e com freqüência se confunde com o interesse público. Ademais, encontra amparo em princípios constitucionais relevantes, como a moralidade pública, a publicidade dos atos e a impessoalidade dos administradores.

Nesse quadro, com a necessária moderação e entendendo estarem presentes os pressupostos processuais “fumus boni juris” e o “periculum in mora”, concluo ser perfeitamente razoável conceder em parte a liminar, que assim fica concedida, para determinar à autoridade impetrada, no prazo de dez dias, previsto no art. 114 da Constituição do Estado de São Paulo, o fornecimento às impetrantes MARIANA SANCHES DE ABREU e EDITORA GLOBO S/A, de informações oficiais sobre as verbas indenizatórias destinadas a cada um dos deputados estaduais na presente legislatura, bem como os gastos e eventuais saldos individuais de responsabilidade de cada um deles.

(TJSP. Mandado de Segurança n. 182.788-0/4-00. Impetrante: Mariana Sanches de Abreu. Impetrado: Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Rel. Des. Aloísio de Toledo César). [Veja a íntegra da decisão clicando aqui.]

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781