Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009

Concurso da Câmara: resposta à Cristina Campos

Cristina Campos pede explicações sobre o concurso da Câmara. Como as considerações dela são pertinentes, pedi permissão para responder aqui no blog. Dessa forma outros interessados poderão se beneficiar.
Cata da Cristina Campos (clique para ver em tela inteira)

Responderei mais ou menos item a item para facilitar o entendimento.

Demissão dos contratados
A demissão dos contratados é imposição constitucional. O erro não está em quem mandou demitir em dezembro, mas sim em quem contratou antes. Não há fundamento legal para a Câmara contratar temporários e cedë-los ao TJMG (ou a qualquer outro órgão).

A contratação era irregular e a demissão obrigatória.

O Município não pode subsidiar o Estado

Essa cessão de contratatos temporários ao Estado é ilegal e danosa aos interesses da cidade. Mas mesmo a cessão de efetivos — não necessariamente ilegal — também é danosa. Não podemos aceitar que o Município (mais pobre) subsidie o Estado (mais rico).

Devemos exigir que o Estado nomeie servidores para o fórum. Não podemos resolver isto usando dinheiro municipal. Nós precisamos dele para pagar as professoras, para melhorar o atendimento na saúde, para investir na cultura, na geração de empregos.

Desrespeito à Constituição
Cristina tem razão plena ao dizer que a Constituição é desrespeitada pela forma como os cargos públicos na Câmara estão [estavam!] sendo preenchidos. Não tem mais havido contratações ilegais. Na verdade, os ilegais estão sendo demitidos. De mais de 40 a Câmara já chegou a menos de 20. As demissões continuarão, até a completa regularização.

Transição
De mais de 40 contratados, somente uma estava [e está] em condições regulares. É fácil perceber que não havia como os vereadores que tomaram possem em 2009 demitir todo mundo de uma só vez. Se isto fosse feito, a Câmara pararia de funcionar.

As demissões precisam ser paulatinas. Dos menos necessários (para a Câmara) para os mais necessários. Essa é uma fase de transição que deve se prolongar até o final do ano.

Dificuldades
A mudança do certo para o errado geralmente é fácil. Mas a mudança do errado para o certo costuma ser demorada, pois encontra muitos interesses que não querem ser contrariados.

Todos concordam que os contratados emprestados ao fórum devem ser demitidos. Menos aqueles que estão gozando dessa regalia.

Todos concordam que os contratados emprestados à ADSBD devem ser demitos. Menos os próprios contratados e os responsáveis pela ADSBD.

Em suma, é a velha regra de que todos os privilégios devem ser cortados, menos os meus.

Esse tipo de postura dificulta muito a transição de volta à legalidade.

O Concurso
Para a execução do concurso, a primeira condição era a criação dos cargos e especificação dos salários. Isto foi feito no final de junho. Desde então, a Câmara deu início ao processo de contratação da empresa que o realizará.

Este processo deve ir até o final de agosto.

Depois serão aplicadas as provas. Até o final do ano devem sair as nomeações.

A demora
O processo é demorado. Em parte, é por sua própria natureza. Há demora na redação dos documentos; há interstícios a respeitar; há troca de informações entre a Câmara e o Ministério Público. Cada passo desses leva de uma a várias semanas.

Mesmo assim, entendo que poderia e deveria ter sido mais célere. Mas isto não depende de mim. Algumas vezes não depende de ninguém.

A Comissão do Concurso

Esta semana o Presidente Marcelão indicou os membros da comissão de licitação para contratar a empresa que aplicará o concurso. Ela é composta pela servidora Cláudia, pelo vereador Marcos Fidélis e por mim mesmo.

Já na segunda-feira serão tomadas as primeiras medidas práticas para a efetivação do concurso. Estão todos convidados a acompanharem de perto.

5 comentários:

Rosemberg Rodrigues de Castro disse...

Pois é Fernando Cabral... a justiça tarda mas não falha! Já começou e começou bem, por intermédio de uma bom-despachense consciente e, acima de tudo, cidadã exemplar: a estimada amiga-educadora Cristina Araújo Campos - (filha do casal-amigo, Senhor Noel Sul Campos e querida Dª Maria) - por intermédio de uma manifestação espontânea e, acima de tudo, ao meu ver, cheia de sinceridade e autenticidade. O caminho é esse! Parabéns à querida Cristina pela iniciativa e parabéns - também - à você pela postura ímpar! Termino com uma frase de Edgard Morin "É preciso aprender a navegar em um oceano de incertezas em meio a arquipélago de certezas."

Respeitosamente.Radialista Rosemberg Rodrigues de Castro
E-mAIL: radialistarosembergrodrigues@gmail.com
Blog: http://bomdespacho-mg.blogspot.com

[14:11 horas - 1º/Agosto/09]

Thiago disse...

Olá vereador, tudo bom?
O que vou comentar não tem nada a ver com essa postagem de hoje, estou apenas aproveitando o espaço no blog para questionar sobre uma dúvida: quando ficarão prontas as obras de reforma do antigo prédio da E. E. Irmã Maria, lá no "Campo da Aviação"? E só para confrmar: a escola vai mesmo voltar a funcionar lá assim que as obras forem concluídas, correto?
Muito obrigado pelo espaço; se puder sanar esta minha dúvida, agradeço muito.
Um grande abraço!

Fernando Cabral desmente... disse...

James,a questão da Escola Irmã Maria só pode ser respondida com correção pelo Prefeito ou pela Secretária da Educação. Entretanto, adianto que as informações que me foram passadas dão conta de que a Escola deverá funcionar tão logo a reforma seja concluída.

Unknown disse...

Obrigada, Fernando Cabral.
É com grande satisfação que recebo suas pertinentes respostas.Afinal, suas colocações são exclarecedoras.
Tomara mesmo que nos venha logo mais um concurso ( não adiável como o da Prefeitura de MOEMA /MG neste último dia 01/08) e que possamos trabalhar em confomidade com nossos direitos e deveres.
Queira Deus que as irregularidades quanto à pessoal sejam sanadas.
Aproveito o espaço para agradecer ao querido Rosemberg Rodrigues que vem uma vez mais se juntar àqueles sedentos de justiça.
Abraços, força e fé.
Cristina Campos

Unknown disse...

Obrigada, Fernando.

Esclarecedoras suas respostas, ainda mais para aqueles menos esclarecidos.
Nunca contesto o fato se moralizar os órgãos públicos no que se refere ao seu quadro de funcionários. Apenas pergunto sobre o concurso (obrigada uma vez mais pela resposta referente).
Penso mesmo que cada funcionário deve estar em conformidade à sua função e repartição. Afinal, quem é faxineira, deve exercer sua função na faxina.
Quem é da prefeitura deve sim assumir sua colocação na prefeitura. Seja qual for a função de cada servidor, é, no mínimo gritante sua colocação em outra área. Sem dizer de desvio de função...
Fico feliz em saber que com sua coragem e determinação, está trabalhando por uma sociedade mais justa e igualitária.
Uma vez mais, meus sinceros agradecimentos.

Cristina Campos
03/08/2009

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons."(Martin luther King)"

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781