Páginas

sábado, 1 de agosto de 2009

Estudante reclama do atendimento na Biblioteca Municipal

A mensagem abaixo me foi enviada por um estudante do colegial. Para evitar perseguições (na biblioteca, não no colégio!), protejo o nome dele. A mensagem fala por si mesma. Por isto limito-me a reproduzi-la.

Olá Fernando Cabral!

Primeiramente parabéns pelo trabalho. Leio semanalmente sua coluna no Jornal de Negócios. Meu nome é
XXXXXXX e sou aluno do Ensino Médio no Colégio Millenium. Quero falar sobre a biblioteca do nosso município, Prof. Jacinto Guerra. Infelizmente, assim como centenas de alunos, preciso freqüentar a biblioteca e através deste e-mail falo por muitos destes que passam pela mesma situação. O problema é que quando chegamos à biblioteca (principalmente na sala de empréstimos) somos recebidos por funcionárias com caras sérias, de mau humor, incapazes de responder um simples “oi”, ou até mesmo de oferecer um simples e discreto sorriso.
Hoje fui à biblioteca devolver e pegar um livro. Cheguei, disse um oi (não fui respondido), coloquei minha mochila sobre a mesa e fui à procura do livro desejado. Quando voltei e retirei o livro que precisava entregar, a funcionária com extrema falta de educação e respeito ordenou retirar o livro da próxima vez antes de procurar outro para ela achar meu nome e não gastar tempo procurando minha ficha quando eu voltar pra sua mesa. Fiquei indignado porque esta não demorou nem um minuto encontrar meu nome e eu não precisava ter ouvido esse desaforo, além da funcionária ter me deixado sozinho na sala de empréstimo. Fiquei calado, peguei meus livros e de repente observo na parede um cartaz dizendo que destratar funcionário público dá cadeia. Então não podemos destratar mas podemos ser destratados? E o pior, sem motivo algum. Meus pais me ensinaram que quando uma pessoa te falta o respeito, você deve tratá-la com respeito e independentemente de como gostaria de ser tratado, tenho respeito com todos.
Claro, existem pessoas que chegam com falta de educação mas já presenciei inúmeros casos onde as funcionárias com elevado tom de voz e palavras amargas deixam usuários constrangidos. Não consigo entender o porquê de tudo isso se o emprego nem é tão ruim. Muitos gostariam de um emprego como o delas e seriam capazes de receber bem os estudantes. Não sei se o Sr. pode fazer algo, mas precisava desabafar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Comigo já ocorreu algo semelhante. Lá existem boas funcionárias, mas uma delas já me interpelou da seguinte forma, quando eu quis fazer a ficha para poder fazer empréstimos: "Como assim, você nunca entrou numa biblioteca?"

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781