Páginas

sábado, 29 de agosto de 2009

Aumentou a população de Bom Despacho

Segundo o IBGE, em julho de 2009 a população de Bom Despacho chegou a 44.265 pessoas. Isto representa um aumento de 0,84% nos últimos 12 meses. Esse percentual é suficiente para aumentar de 1,8 para 2,0 o coeficiente de participação (veja a tabela). Em outras palavras, em 2010 Bom Despacho receberá um pouco mais de dinheiro vindo do FPM.

O FPM (Fundo de Participação dos Municípios) é o  somatório de percentagens de impostos diversos que são cobrados pelo Governo Federal. O valor é depois rateado entre os municípios com base no tamanho da população. A população é calculada pelo IBGE e o valor a repassar é calculado pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Na tabela abaixo estão representados os valores que Bom Despacho recebeu em 2009 (clique na imagem para ampliar)
Comparada com Nova Serrana, que cresceu 4,28%, Bom Despacho teve um crescimento moderado. Mas em Nova Serrana os empregos aumentaram; em Bom Despacho, não. Isto preocupa, pois temos mais bocas a alimentar com a mesma quantidade de empregos que tínhamos antes.

Nessas circunstâncias, o FPM é pequeno consolo. Melhor seria termos mais empregos e crescimento populacional menor. Isto significaria aumento na qualidade de vida da população.

2 comentários:

Unknown disse...

É uma pena que não tenha aumentado mais, principalmente em razão da falta de oferta de empregos em Bom Despacho. Muitas familias mudam para outras cidades, ou apenas trabalham em outras cidades e moram em Bom Despacho em busca de melhores condições de emprego.

Fernando Cabral desmente... disse...

Júlia
Não tenho certeza de que entendi o seu comentário. Com a falta de emprego, se a população aumentar mais, a situação se agravará.
O ideal seria que pudéssemos aumentar o emprego, aumentar o salário e diminuir a quantidade pessoas. Aí a vida melhoraria para todos.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781