Barraginhas são bacias de contenção feitas no terreno para reter água da chuva e provocar sua infiltração no solo, evitando que ela escorra. “A barraginha ameniza estiagens, propicia plantios de lavouras, hortas, pomares, canaviais e abertura de cacimbas, que possibilitam a produção de alimentos, o consumo humano e animal, além de geração de excedentes comercializáveis”, informa a Embrapa.
Dia de campo
Secretário Saul Pádua |
O evento começa às 9:30 horas no Salão Paroquial do Engenho com palestra do agrônomo Luciano Cordoval, responsável pelo Projeto de Barraginhas na Embrapa Sete Lagoas. Em seguida haverá demonstração prática com a construção de uma barraginha na Fazenda Olhos d’Água, do produtor Domingos Sávio do Couto.
Outras regiões
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Saul Pádua, informou que a prioridade é atender produtores que se dediquem à agricultura familiar.
Depois de atender à região do Engenho o Projeto Barraginhas terá continuidade e novos convênios serão feitos para atender aos produtores de outras áreas do município.
Informações pelo telefone 3521.3675 na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura.
2 comentários:
Parabéns Saul, excelente trabalho pra vocês. E havendo extensão deste projeto para outras regiões em Bom Despacho, interessamos em fazer uma nosso sítio...Abs
Boa tarde,
Parabéns pelo projeto.
Ficar atento a legislação ambiental e liberações necessárias para a construção das barragens, para que não traga penalizações para os produtores.
Até +++
Postar um comentário