Deputado Reginaldo Lopes (esq), Fernando Cabral e o
reitor do IFMG, Caio Mário Bueno (dir)
O prefeito Fernando Cabral recebeu em seu gabinete nessa segunda-feira (25/2) o deputado federal Reginaldo Lopes e o reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Caio Mário Bueno Silva.
O objetivo da visita foi discutir com o Prefeito a implantação de cursos do PRONATEC em Bom Despacho, que começa a ser efetivada em poucas semanas. O Reitor estava acompanhado do coordenador Cláudio Aguiar Vita, responsável pelo PRONATEC.

Dentro de 60 dias iniciaremos os primeiros cursos do PRONATEC na cidade”, assegurou o Prefeito após a reunião com o deputado e a comitiva do IFMG.

Os cursos do PRONATEC são gratuitos e o aluno recebe também material didático e auxílio para alimentação e transporte.

Campus
No encontro, o Prefeito também discutiu com o Reitor e o deputado Reginaldo Lopes a instalação de um campus do IFMG em Bom Despacho. A previsão do Reitor é que o campus seja instalado em 2014.

Saiba mais sobre o PRONATEC
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), criado pelo Governo Federal em 2011, tem como um dos seus objetivos aumentar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

Atualmente, são oferecidos mais de 500 cursos de educação profissional e tecnológica.

O Pronatec oferece dois tipos de curso: o Técnico, com duração mínima de um ano, para quem está matriculado no ensino médio, e o de Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses.

Os cursos a serem implantados pelo IFMG em Bom Despacho são independentes daqueles já programados para começar em abril através de parceria firmada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com o Senac, que também realiza cursos de qualificação profissional do PRONATEC.