Páginas

terça-feira, 20 de julho de 2010

Miguel Gontijo promove Olimpíadas de Português

Acontecerão no dia 16 de agosto as Olimpíadas de Português da Escola Miguel Gontijo. Os gêneros a serem discutidos são a crônica e o artigo de opinião. Os temas propostos têm ligação direta com o cotidiano dos jovens. Por meio deles, os jovens deverão refletir sobre justiça, ética, limites.

Os alunos discutirão, também, o seguinte caso concreto:

Um jovem está com problemas de saúde em casa e precisa de dinheiro e faz cópias de CD para ganhar dinheiro rápido, conseguindo resolver o problema em casa. Mas e aí, como ficam os direitos autorais? Como fica o conceito de justiça social? A família aprovou o ato em nome da subsistência, podemos generalizar esta atitude em nome da sobrevivência? Quem se beneficia com a pirataria?

Trabalhos escolares como esse dão aos jovens oportunidade de compartilharem sua visão de mundo, aperfeiçoarem sua redação e proporem soluções para problemas difíceis que afligem nossa sociedade.

Um comentário:

Revistacidadesol disse...

Oi, Fernando. Muito interessante essa postagem, assim como a proposta da escola.

Acho que é ainda mais complexa dada o nosso contexto: há tempos quis comprar uma cópia de um CD de Padre Fábio e comprei-o genérico numa loja local de artigos religiosos.

A propósito, outro dia o Fernando Gonzaga me trouxe uns livrinhos da editora dele e minha filha de 3 anos gostou bastante do seu livrinho "Era uma vez..."

Faça uma outra edição.

Abs do Lúcio Jr.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781