Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mensagem do RPJ (Reforma Política Já)

Pela sua importância, republico esta mensagem da organização "Reforma Política Já".

D I V U L G A Ç Ã O

Comunico aos correspondentes internautas que teve início ontem, sábado, às 16:00h, em frente à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, com o Ato Público "Reforma Política Já", o Movimento CHEGA DE CORRUPÇÃO, idealizado pelo Prof. Marcílio Augusto Moreira. Revoltado pela absolvição do senador Renan Calheiros, então presidente do Senado, no escândalo resultante da forte suspeita de que uma empreiteira contratada pelo governo custeava as despesas de sua amante, o professor Marcílio se licenciou da universidade em que lecionava para fundar, com recursos próprios, a Associação Pró-Cidadania, que patrocina o Movimento Reforma Política Já - RPJ (favor visitar o site www.rpj.org.br

). Entre os palestrantes e apoiadores do movimento estão empresários, advogados, outros profissionais liberais, estudantes, donas de casa e diversos líderes de organizações civis da sociedade.

Compareceram cerca de 120 pessoas, fora os organizadores, os palestrantes e a equipe de som, o que em tarde de jogo do Atlético Mineiro o comparecimento foi razoável. O público aplaudiu com entusiasmo a fala dos palestrantes, e a palavra ao microfone foi franqueada, tendo diversos ouvintes feito uso dela. Numa síntese, os palestrantes criticaram severamente o uso da política para favorecer o tradicional patrimonislismo brasileiro, herdado da colonização portuguesa, fazendo do Congresso Nacional e dos poderes Executivo e Judiciário, bem como dos governos dos estados e dos municípios, balcões de negócios, em sucessivos e crescentes escândalos, invariavelmente impunes.

Números da corrupção

Segundo a ONG Transparência Brasil, a corrupção movimenta no nosso País cerca de 400 bilhões de reais por ano. O PIB de 2008 foi de cerca de 2 trlhões e 900 bilhões de reais, segundo o IBGE. Com a carga tributária beirando os 40% do PIB, arrecadam-se impostos de 1 trilhão, 160 bilhões de reais. Assim, os 400 bilhões roubados pela corrupção representam 13% do PIB e 34% dos impostos arrecadados. Conclui-se que se não houvesse corrupção alguma (ideal utópico), a carga tributária poderia ser de apenas 765 bilhões e 600 milhões de reais, ou 29% do PIB, em vez dos atuais 40%.

A proposta do Movimento RPJ é que de nada adiantam as tão prometidas reforma tributária, da previdência, da educação, da saúde e outras sem que se faça uma radical reforma política, considerada a mãe das reformas. Os detalhes da proposta estão no site acima indicado. A proposta é focar na reforma eleitoral, e não numa reforma política ampla, que seria muito demorada para apresentar resultados práticos.

Repetição do Ato Público

Ao público presente, foi proposta e aceita a repetição do Ato Público todo primeiro sábado do mês. Como o próximo sábado, dia 4 de julho, é o primeiro sábado do próximo mês, ficou marcado o próximo evento para esse dia. Foi solicitado ao público, que aceitou, que cada participante traga vários outros. Várias colaboradoras do movimento saíram de caderno e caneta em punho anotando os nomes e telefones de cada pessoa presente, para que sejam chamadas para se anotar os endereços postais e de e-mail, formando-se um banco de dados para convites futuros e envio de mensagens como esta e outras.

Os organizadores acharam que o público crescerá, espera-se que exponencialmente, e o movimento ganhará outras capitais e cidades brasileiras, de modo que essa "marolinha" do primeiro Ato Público possa crescer em ondas cada vez maiores, até virar um tsunami invadindo Brasília, numa verdadeira Nova Inconfidência Mineira. Quem sabe repetiremos o movimento das Diretas Já e o dos "Caras Pintadas" que resultou no impeachment do presidente Fernando Collor.

Caros internautas, exortamos-lhes a se engajarem e ajudarem a organizar o Movimento RPJ e o Movimento CHEGA DE CORRUPÇÃO em suas cidades. Escrevam-nos em qualquer dúvida. Mito obrigado,

Álvaro P. de Cerqueira

Movimento RPJ

Belo Horizonte, MG

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781