Páginas

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Em breve sairá o concurso da Câmara

Concurso na Câmara

Semana passada os vereadores aprovaram a Resolução que cria 19 cargos na Câmara. Desses, quatorze serão preenchidos mediante concurso. Cinco são administrativos, exigindo-se nível médio dos candidatos. Nove são de nível superior, divididos em quatro categorias: advogados (4 vagas), contador (1 vaga) e qualquer curso superior (3 vagas).

Para um dos cargos de nível superior, por enquanto, não haverá concurso. Ele será ocupado por servidora estável que já pertence à Câmara.

Cinco cargos são de livre nomeação do Presidente da Câmara. Entre eles, o de Assessor Jurídico da Mesa.

O concurso ainda não tem data marcada.

A próxima etapa será escolher – mediante licitação – a empresa que aplicará o concurso. Em seguida virá o concurso propriamente dito.

Matérias do concurso

Embora as matérias que cairão nas provas ainda não estejam definidas, é possível uma previsão em linhas gerais.

Todos os cargos

Português (gramática, redação, interpretação de textos), Informática, Conhecimentos Gerais, Direito Constitucional e Administrativo (especialmente artigos 5o e 37)da Constituição da República), Direito Municipal (Lei Orgânica, Regimento Interno da Câmara e Estatuto dos Servidores).

Embora as matérias sejam as mesmas, deverá haver diferença de dificuldade para nível médio, nível superior em geral e advogado.

Advogados

As matérias acima (destinadas a todos os cargos) serão aplicadas com nível maior de exigência para os advogados. Além delas, deverá haver: redação de peças privativas de advogado, Direito Civil, Direito Processual Civil, CPIs, Código do Consumidor, direitos difusos e coletivos, Direito Tributário (CTN e CTM), Direito Financeiro (Lei no 4.320), entre outros.

Contador

Haverá ênfase em Orçamento e Finanças bem como em contabilidade.

Qualquer curso superior

As mesmas matérias de todos os cargos, mas com exigências maiores em todas as áreas.

(NOTA: Isto é uma previsão. Os temas definitivos serão especificados por comissão a ser formada)

––––––––––––––––––––––––––––––––––-

Aprovação de Leis – Na próxima segunda-feira (29/6) deverão ser aprovadas a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e o Plano de Cargos e Salários do magistério.

Entretanto, a aprovação do PCS do magistério corre risco. É que somente ontem (26/6) o Executivo forneceu informações financeiras essenciais à aprovação. Hoje (26/6) os vereadores se reunião para apreciar a matéria.

4 comentários:

Adriano disse...

Onde posso encontrar esse material: Direito Municipal (Lei Orgânica, Regimento Interno da Câmara e Estatuto dos Servidores).

Fernando Cabral desmente... disse...

Em breve providenciarei uma cópia que ficará à disposição dos interessados numa copiadadora da cidade.

Laurene disse...

Jóia!

Adriano disse...

Valeu Fernando, muito obrigado!
Parabéns pelo blog.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781