Páginas

domingo, 12 de julho de 2009

Pronto Atendimento: onde estão os plantonistas?

Sábado (11/7) recebi duas ligações reclamando da falta de plantonista no PA (Pronto Atendimento) municipal. Mais cedo uma criança não foi atendida. Mais tarde, um adulto voltou para casa sem ver o médico. Por trás dessas duas ligações provavelmente há dezenas de pacientes sem atendimento.

Na segunda-feira (13/7) falarei sobre esse assunto na Câmara Municipal.

A despeito de ter tido cinco anos para renovar o convênio(*) entre a Prefeitura e a Santa Casa, o Prefeito nada fez. A saúde em Bom Despacho está à matroca.

Tenho notícias de médicos que estão cobrando para atender pacientes do SUS. Isto pode indicar que o atendimento é ruim com um propósito certo: ajudar determinados médicos a aumentarem seu faturamento no atendimento particular.


_______________________
(*) Embora chamado de convênio, o termo é impróprio. O que a Prefeitura tem com a Santa Casa é um contrato, não um convênio.

Um comentário:

Jacksandro Ricardo disse...

Caro Fernando, isso não é nenhuma novidade. Médicos do pronto atendimento que dizem que só podem atender se for particular. Por dezenas de vezes já vi gente chegando por lá e não ser atendida ou ser atendida e num exame pífio ou medíocre ser diagnosticada de qualquer maneira.
O pior é que para se comprovar isso não precisa de muito não, bastam uns 45 minutos na porta do PA durante um fim de semana qualquer.
Ah !! Existem também os plantonists que tiram plantão em casa ou no sítio.

Att,

Jacksandro Ricardo

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781