Páginas

sábado, 20 de abril de 2013

Nova Serrana segue o exemplo de Bom Despacho e multa donos de lotes sujos

(Publicado pelo G1)
Lote Nova Serrana (Foto: Reprodução/TV Integração)
Lote Nova Serrana (Foto: Reprodução/TV Integração)
Donos de lotes sujos podem ser multados em Nova Serrana, MG Medida aprovada pela Câmara visa auxiliar no combate da dengue. Já foram confirmados mais de 120 casos da doença na cidade. 
A Câmara Municipal de Nova Serrana, no Centro-Oeste, aprovou no dia 27 de março, uma lei que permite a Prefeitura multar proprietários de lotes sujos. A medida visa combater a dengue, doença que já teve mais de 2 mil notificações registradas pela Vigilância de Saúde e 122 casos confirmados. De acordo com o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado na cidade, o índice de infestação é de 4%.

Segundo o secretário de Governo, Maurício Lacerda, os donos de lotes tomados por entulho são notificados desde 2010. Com a nova lei, eles terão um prazo de 30 dias, a partir da data de aprovação, para regularizar a situação dos terrenos. O valor da multa é de R$ 67, 31 por cada 50 metros quadrados. Ainda de acordo com o secretário, vários mutirões são feitos no município para a limpeza dos lotes que pertencem à Prefeitura.

O motorista Antônio José da Cruz conta que mantém tudo limpo em casa, mas isso não foi o suficiente para evitar que ele e toda a família fossem contaminados. Antônio ainda disse que no Bairro André de Freitas existem vários lotes vagos, propícios para a reprodução do mosquito transmissor. Acúmulo de lixo, latas e pneus, segundo o motorista, é comum no bairro. "Está cheio de lotes sujos. Não sabemos quais são particulares e quais são da Prefeitura. Mas, fato é que muita gente está sendo irresponsável nesse sentido", afirmou.

Além dos casos de dengue que já foram confirmados, a morte de uma mulher de 47 anos, neste mês, também está sendo investigada. Ela morava em Nova Serrana e foi transferida para Divinópolis, onde a Secretaria de Saúde aguarda o laudo dos exames para confirmar se a morte foi provocada pela doença.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781