Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

Fernando Cabral encontrou-se com a imprensa bom-despachense


O prefeito Fernando Cabral reuniu-se na quarta-feira, 10/4, com representantes de jornais, rádios, revistas e blogs da cidade. O encontro, chamado de “Almoço com a Imprensa”, foi realizado no restaurante Sabor Brasil.

O almoço foi pago com dinheiro privado e não com dinheiro público.

O primeiro objetivo foi agradecer e manifestar aos profissionais e veículos de comunicação o nosso reconhecimento pela importância do seu trabalho. Em especial, o compromisso com o interesse público demonstrado por todos. Além disso, aproveitamos também a oportunidade para responder perguntas e esclarecer as dúvidas dos comunicadores presentes”, explicou o Prefeito.

Durante quase duas horas, Fernando Cabral respondeu a todas as perguntas feitas pelos participantes do encontro. O foco principal das questões foram as ações já realizadas nos primeiros 100 dias de trabalho do novo governo municipal.

Todos os participantes do almoço elogiaram a iniciativa e destacaram a transparência implementada pelo prefeito Fernando Cabral na administração municipal.

Os participantes do evento
Bruno Luís Santos (Câmara Municipal)
Valmir Rogério Vieira (Jornal Fique Sabendo)
Washington Rodrigues (Rádio Ativa FM)
Rose Mesquita (Rádio Nova Veredas FM)
João Evangelista Pimentel (Rádio Nova Veredas FM)
Maurício Reis (Rádio Cidade FM)
Guiomar Tiradentes (Rádio Cidade FM)
Lucienne Campos (Revista Fatos & Fotos)
Wagner Luís (ClickBD)
Paulo Ricardo (ClickBD)
Tadeu Araújo (Jornal de Negócios)
Alexandre Júnior (Jornal de Negócios)
Getúlio Azevedo (Jornal Correio Bondespachense)
Pablo Vitor Teixeira Fernandes (Jornal Correio Bondespachense)
Márcio de Oliveira (Rádio Máxima FM)

Perguntas feitas pelos comunicadores ao prefeito Fernando Cabral durante o Almoço com a Imprensa

Realização do Concurso público.
A pergunta foi feita pelo jornalista Valmir Rogério, que quis saber quando ocorrerá o concurso publico e quais áreas serão contempladas. O Prefeito respondeu que o primeiro concurso será destinado à contratação de profissionais da Educação e será anunciado nos próximos dias.
O segundo concurso abrangerá outras áreas e deverá ocorrer ainda este ano, mas ainda sem data definida.
O prefeito Fernando Cabral ressaltou que a realização do concurso público é uma das prioridades para a administração municipal.
Apoio da Prefeitura ao Esporte
A pergunta foi feita pelo radialista Washington Rodrigues, que questionou se haverá mais apoio da Prefeitura ao esporte, principalmente ao futebol. O Prefeito respondeu que a administração tem dedicado atenção especial ao esporte como um todo, inclusive o futebol. A meta da Prefeitura é estimular e apoiar diferentes modalidades esportivas na cidade. Ressaltou ainda que serão priorizados projetos voltados para estimular a prática de esportes entre as crianças.
Fernando Cabral explicou também que o apoio da Prefeitura aos times de futebol passará a ser planejado para que ocorra de forma mais democrática e com resultados mais eficazes.
Na oportunidade o Prefeito destacou a realização de outros eventos como a corrida de rua que ocorrerá ainda em abril.
Infraestrutura e sede da Prefeitura
A radialista Rose Mesquita questionou se a Prefeitura irá integrar todas as secretarias em um único espaço. O Prefeito respondeu que a meta da administração municipal é reduzir custos. Explicou ainda que a mudança para uma nova sede não foi possível por falta de recursos financeiros, mas algumas modificações já foram providenciadas como a mudança da Secretaria de Esportes e do posto do Minas Fácil para o prédio sede da Prefeitura, reduzindo assim as despesas.
O Prefeito confirmou também que a Prefeitura entrou com ação judicial visando reaver o prédio do Clube Bom Despacho, que foi cedido ao antigo clube pelo município. O objetivo é utiliza-lo em benefício da população.
Estacionamento na Praça da Matriz
O radialista João Evangelista Pimentel perguntou ao Prefeito sobre como melhorar a situação do trânsito na área central da cidade, principalmente quanto a vagas de estacionamento. O prefeito respondeu que a Prefeitura está estudando a implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo na Praça da Matriz e ruas do centro para amenizar o problema, que é comum a todas as cidades.
O Rotativo democratizará o uso de vagas permitindo maior fluidez. Disse que é inviável fazer desapropriação para alargar ruas. No entanto, a Prefeitura está trabalhando para que os novos loteamentos cumpram as normas legais visando garantir, entre outras, melhores condições para o trânsito.
Limpeza Urbana e Coleta de Lixo
O radialista Maurício Reis perguntou sobre a limpeza da cidade e a situação dos veículos de coleta de lixo. Maurício lembrou que ele mesmo esteve pessoalmente na Garagem da Prefeitura nos primeiros dias de janeiro e constatou o sucateamento da frota deixada pela administração anterior.
O Prefeito informou que em janeiro a Prefeitura contratou uma empresa em caráter emergencial para a retirada de lixo acumulado nas ruas. Passado dois meses a limpeza passou a ser feita com equipamentos do município, mas estes encontram-se em situação precária. Destacou que os caminhões são velhos e estragam frequentemente, atrasando a limpeza e gerando mais custos.
A Prefeitura também está realizando estudos para solucionar o problema do Lixão. Entre as alternativas possíveis está a implantação de um aterro sanitário compartilhado através de parcerias com cidades vizinhas. Isso reduziria os custos de construção – estimados em 3 a 5 milhões – e de manutenção, que giram em torno de R$ 150 mil por mês.
Antes de efetivar um aterro sanitário é necessário implantar a coleta seletiva de lixo na cidade. Para isso a Prefeitura está organizando a montagem de uma cooperativa que fará a separação e o aproveitamento do lixo reciclável.
Instalação de Empresas na Cidade
O radialista Márcio de Oliveira perguntou ao Prefeito se algum trabalho está sendo feito para atrair empresas que possam gerar mais emprego e renda para Bom Despacho. Fernando Cabral informou que diariamente tem recebido a visita de empresários interessados em investir na cidade e que a Prefeitura fará todos os esforços necessários para estimular e atrair investimentos. Citou como exemplo a regularização da escritura da Maxmil Tintas, feita na última semana pela Prefeitura. Essa medida permitirá que a empresa praticamente dobre sua unidade em Bom Despacho.
O Prefeito destacou ainda que o Plano Plurianual do Município, que está sendo elaborado pela atual administração, incluirá medidas de estímulo ao desenvolvimento econômico, inclusive a implantação do Distrito Industrial.
Transporte coletivo e Regularização de Mototáxis.
O editor Getúlio Azevedo perguntou se medidas para o fortalecimento do uso de transporte coletivo não seriam uma boa forma de desafogar o trânsito na cidade. Perguntou também sobre a situação dos mototaxistas em Bom Despacho.
O Prefeito esclareceu que o serviço de transporte público da cidade é bem executado, que a empresa concessionária trabalha com veículos modernos equipados com sistemas de elevadores para cadeirantes e câmeras de segurança. Entretanto, atualmente muitas pessoas preferem utilizar outros meios de locomoção como as motocicletas devido ao seu baixo custo, o que acaba sobrecarregando o trânsito.
Sobre o serviço de mototáxi o Prefeito afirmou que a regulamentação é necessária para evitar a clandestinidade, que traz problemas muito maiores.
Novo acesso rodoviário à Unipac
O editor Alexandre Júnior perguntou se houve algum progresso na implantação da nova via de acesso à Unipac. Fernando Cabral disse que a Prefeitura está fazendo o levantamento topográfico do local. Ao mesmo tempo está buscando apoio do governo estadual, através do Governador Anastasia e do secretário de Obras, Carlos Melles, para a construção de um trevo no acesso à BR-262 e a execução de melhorias na entrada da cidade.
Construções e Loteamentos Irregulares
O colunista Tadeu Araújo perguntou se a Prefeitura tem condições de impedir empreendimentos imobiliários com lotes pequenos e ruas estreitas, que comprometem a qualidade de vida das pessoas.
O Prefeito informou que pela legislação urbana do município não são permitidas construções em lotes com menos de 360m2. A Prefeitura pode exigir que os novos loteamentos sigam padrões definidos pela legislação municipal. Por isso suspendeu provisoriamente 15 loteamentos autorizados às pressas no final do governo passado visando corrigir as irregularidades encontradas.
O Prefeito falou também sobre a construção de casas do Programa Minha Casa, Minha Vida na cidade. Citou o Conjunto Dona Branca, onde serão construídas 400 novas casas para atender a população de Bom Despacho.
Recuperação da Biquinha e construção de Centro Cultural
Lucienne Campos perguntou ao Prefeito se existe algum projeto para recuperação da Biquinha e pediu que ele falasse também dos projetos para o Centro Cultural. O Prefeito informou que existe, sim, um projeto para revitalizar a área da Biquinha. O projeto é uma parceria das Secretarias de Cultura e Urbanismo. Prevê, entre outras melhorias, a instalação de novos postes e luminárias no local.
Fernando Cabral informou também que a Prefeitura conseguiu a cessão em comodato do prédio do antigo Cine Regina para funcionar como centro cultural. Através de parcerias, o objetivo é transformar o local num espaço com sala de cinema, teatro e galeria de artes, entre outros.
Realização de Eventos na Cidade
O jornalista Wagner Luís perguntou ao Prefeito sobre a lei municipal que limita eventos de grande porte no município. O Prefeito informou que a lei existente tem a finalidade de proteger os interesses dos bom-despachenses. Segundo essa lei, grandes shows só poderão ocorrer no município a cada 90 dias.
Fernando Cabral destacou que cada vez que um evento de grande porte acontece na cidade, aproximadamente R$ 500 mil são levados para fora e deixam de circular na cidade.
O Prefeito informou também que a Secretaria Municipal de Cultura está criando um calendário municipal de eventos.
Digitalização e Acervo de Leis Municipais
O assessor de comunicação da Câmara Municipal, Bruno Luiz, perguntou ao Prefeito se há possibilidade de uma parceria entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura visando digitalizar e disponibilizar para o cidadão as leis mais antigas do município. Fernando Cabral disse que a Prefeitura contribuirá com isso. Contou ainda que desde o início do ano a Prefeitura tem feito a publicação das leis na internet. Isso permite aos cidadãos o acesso às leis de forma imediata, além de formar um acervo da legislação municipal.
CLIQUE AQUI para ver mais fotos do evento

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781