Páginas

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Justiça cassa prefeito eleito de Arcos

19/12/2012 12h02 - Atualizado em 19/12/2012 12h10

Prefeito, vice e secretária de Governo são cassados em Arcos, MG

Eles podem recorrer da acusação de abuso de poder político e econômico. Candidato que ocupou o 2º lugar será diplomado nesta quarta-feira (19).

Anna Lúcia Silva Do G1 Triângulo Mineiro
Comente agora
O prefeito e o vice-prefeito eleitos para assumir os cargos no dia 1º de janeiro de 2013, em Arcos, no Centro-Oeste do estado, tiveram os registros de candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral. Além do prefeito Claudemir Melo (PR) e do seu vice Wellington Roque (PPS), a secretária de Governo, Magda Giacomin Fontes, também perdeu o direito político. Os três são acusados de abuso de poder político e economico.
Segundo assessoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os três podem recorrer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a decisão após a votação, que ficou em cinco votos a um. Entre os fatos que culminaram a cassação, de acordo com o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, está a doação de duas mil mochilas com a logomarca do governo, sem que estivessem dentro do orçamento. Além disso, ele teria 'caixa dois' na campanha, efetuando inclusive pesquisas irregulares.
O Tribunal considerou irretocável a sentença que decretou pena de cassação dos registros dos candidatos, multa e inelegibilidade pelo prazo de oito anos. Nenhum dos três juldados podem se candidatar a nenhum cargo político nesse prazo.
O G1 entrou em contato com os três acusados para saber se eles pretendem ingressar com um pedido de liminar na Justiça para tentar reaver os cargos, mas nenhum dos três atenderam as ligações.
Diplomação do novo prefeito
Com a decisão, quem ocupará o cargo de prefeito na cidade será Roberto Alves (PC do B), que ficou em segundo lugar nas eleições, com 33,34%, o que equivale a 7.955 dos votos válidos. Ele é médico e essa foi a primeira vez que disputou as eleições na cidade. A diplomação será nesta quarta-feira (19), às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781