Páginas

quinta-feira, 10 de maio de 2012

STF se prepara para julgar mensalão antes das eleições

Os ministros do STF querem julgar os 38 réus do mensalão antes das eleições de 7 de outubro. A previsão é de que o julgamento durará três semanas.

Entre os réus estão deputados, senadores, empresários e membros de partidos políticos.

O processo envolve 38 réus, é complexo e compõe uma maçaroca de 234 volumes, 495 apensos e 50.199 páginas. E, no julgamento, tudo isso deve estar à disposição de todos os advogados e réus.

Felizmente, o processo está inteiramente digitalizado e, por isso, à disposição simultânea de todos os advogados e ministros. Também por isso, nem mesmo o relatório do Ministro Joaquim Barbosa será lido em Plenário. Ele já foi entregue aos ministros e aos advogados.

É graças a essas medidas que o julgamento deverá ser consumado em apenas três semanas. Não fosse assim, e o julgamento poderia levar muitos meses.

Os ministros também decidiram que o Procurador-Geral da República terá 5 horas para apresentar suas acusações. Cada réu terá até uma hora para apresentar sua defesa.

Seja como for, esse será o julgamento mais longo da história do STF.  E será, também, o mais acompanhado e visto pela população. Todos querem saber que destino terão os mensaleiros.

Um comentário:

Arnaldo Gontijo disse...

E não é que se acerca a possibilidade de acontecer o que levantei antes no comentário ao seu texto "Desacato a servidor público deixará de ser crime"?.. http://www1.folha.uol.com.br/poder/1088902-se-condenados-reus-do-mensalao-podem-sair-presos-do-julgamento.shtml

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781