Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mudanças na poupança: vá com calma

Se você tem dinheiro na poupança, calma! Até agora não mudou nada para você. E, na verdade, se mudar, poderá ser para melhor. Isso porque as novas regras não afetam o dinheiro que já está em caderneta.

Portanto, se você já tem dinheiro na poupança, parabéns, porque as coisas deverão ficar mais vantajosas nos próximos dias. Sim, porque se a SELIC cair para 8,5% ao ano ou  menos - como se espera – a poupança antiga se tornará o melhor investimento do país. Por poupança antiga entenda-se o dinheiro depositado até ontem (3/5).

Se você ainda não tem dinheiro na poupança, não se preocupe. Primeiro, porque poderá escolher entre as diversas opções disponíveis (CDB, fundos, título de governo, poupança). Segundo, porque a poupança, mesmo com rendimento menor, continuará sendo a melhor opção para o pequeno poupador.

Assim sendo, não  há porque o pequeno poupador se preocupar.

Já os grandes investidores, acostumados a ganhar fortunas no mercado financeiro, esses têm com que se preocupar. Se as previsões se confirmarem, os altamente rentáveis investimentos em títulos do governo e no mercado de capitais em geral deixarão de ser tão rentáveis.

Vá com calma, porque dessa vez a corda não arrebentou do lado mais fraco. Especialmente porque os juros para o consumidor final devem cair um pouco mais.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781