Páginas

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Diabéticos pedem socorro


Continua grave a situação dos diabéticos de Bom Despacho. Faltam tiras de teste na Secretaria de Saúde. Isso é uma demonstração de absurda falta de planejamento e organização. O município sabe quem são os diabéticos, quantos são, onde estão e quantas tiras de teste e doses de insulina elese precisam mensalmente. Por isso mesmo a aquisição pode ser planejada com meses de antecedência.

Por tudo isso – e aplicando-se uma pequena margem de segurança, ajustada mês a mês – os produtos não deveriam faltar nunca.

Entretanto, a situação que Bom Despacho enfrenta é catastrófica.

A Secretaria da Saúde informa que os testes podem ser feitos nos PSFs e no PA. Mas como? Há centenas de pessoas que precisam fazer o teste várias vezes por dia. Muitas devem fazer o teste também à noite. Isso, fora as necessidades eventuais. Assim, quem depender do PSF e do PA terá que montar barraca, levar colchão e se mudar para lá.

O pior é que não há previsão para solucionar o problema.

3 comentários:

Anônimo disse...

Venho por meio deste falar em nome da maioria dos Diabéticos que tem nesta cidade! Utiliza-mos fitas glicêmicas para ter o bom controle da glicose, e para saber a quantidade correta de remédio tomar, só que está tendo um grande problema. O problema é que a cidade de Bom Despacho, não sei se esta recebendo ou não as fitas, mas os diabéticos não estão tendo acesso á elas. Sempre vamos na farmácia municipal de Bom Despacho e sempre a mesma resposta que nos dão "Não tem fitas, e não temos previsão que quando chega". Isto é um absurdo como uma farmácia municipal não recebe do governo fitas á mais de 3 meses? Pra que fizeram cadastro de Diabéticos sendo que não tem fitas e remédio suficientes para a população?
Então quero que a secretaria de Saúde Denise Lamonier e coordenadora Kimenia Lacerda nos deem uam posição perante á esse problema, por que pelo o que sei elas estão nesses cargos para poderem solucionar esse problemas e outros para a população!Ou devemos procurar algum outro lugar que devemos recorrer??? Obrigada!!!

Anônimo disse...

Tenho uma filha de 8 anos que é diabética. Ela tem constantes picos de hipoglicemia, principalmente durante à noite. É um grande absurdo essa questão de falta de fitinhas em Bom Despacho. Outro grande absurdo é sermos orientados pelos funcionários da Secretaria de Saúde para fazermos exames nos FSF’s. Será que o estoque de fitinhas é só para os PSF’s? Como eles conseguem realizar exames sendo que faltam fitinhas? Se a Secretaria de Saúde não fizer nada, vamos contar com quem? Nós não temos como cobrar do governo estadual. Enquanto não se resolve, nós ficamos jogados à míngua. Se “eles” tivessem problemas com diabetes, com certeza não estaríamos passando por tudo isso.

Anônimo disse...

Os diabéticos que estão tendo essas dificuldades devem procurar o Promotor. Ele ajuizará ação para obter uma ordem judicial que obrigue a prefeitura a entregar as tiras de teste, ainda que tenha que comprá-las nas farmácias locais (que é o que já deveria ter feito).

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781