Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"A presidente" vem ganhando de "a presidenta"

Uma busca no Google realizada na tarde de hoje (2/11) indica 33.400 páginas discutindo se se deve dizer "a presidente" ou "a president". Com base nos dicionários, muitos articulistas têm concluído que as duas formas são corretas.

Entretanto, não é bem assim. Os dicionários estão errados. Muitos gramáticos, também.

Hoje, por exemplo, ouvi uma jornalista explicar que embora prefira e use "a presidente", ela compreende que a língua portuguesa admite a forma "a presidenta". Para provar o que diz, exemplifica com a palavra "infante" que faz o feminino em "infanta".

Entretanto, infante não é partícipio presente de verbo "infar" (que não existe nem tem significado). A palavra já entrou na língua com o significado de "criança". Chegou-nos do latim e do italiano como substantivo, não como verbo. Portanto, seu feminino não é paradigma para o feminino de presidente.

Examinando os jornais, verifica-se que a maioria adotou a forma correta "a presidente". Por exemplo: Estado de Minas, O Globo, G1, Folha de São Paulo, Correio Braziliense.

Mais pesquisas no Google
Na Internet o Google é o mecanismo mais poderoso que temos para verificar a voz do povo. Hoje (2/11) às 19h 40min a pesquisa "presidente dilma" retornou 163.000 resultados. Já "presidenta dilma" retornou 41.900.  Portanto, até aqui o bom português vai ganhando de 4 x 1 do mau português. Isso nos dá esperança.

Nenhum comentário:

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781