Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Presidente ou presidenta?

Deve-se dizer "a presidente", não "a presidenta". Embora "presidente" possa ter função de substantivo e de adjetivo, trata-se do infinitivo presente do verbo presidir. "Presidente" significa "aquele que está presidindo". Isso é, indica uma ação em andamento. Portanto, não varia mesmo quando assume o papel de substantivo ou de adjetivo.

Pelo menos, é o que a língua portuguesa pede. É o que os falantes sempre adotaram.

Entretanto, como a língua é feita pelo povo, por mais estapafúrdio que seja o erro, se o povo adotá-lo, ele deixa de ser erro..

Veja o caso do plural “gols”. Quem, no Brasil, ousará fazer plural em “gois” “goles” ou “golos”? Ninguém. A forma "gols", totalmente atípica, é a única que "soa" correta. Pois é, assim é a língua.

Da mesma forma, se o povo adotar a excrescência “presidenta”, mais dia menos dia será considerada perfeitamente correta. Soará correta.

Entretanto, como o povo ainda não o fez, não cabe a jornalistas, gramáticos e políticos aceitar o inaceitável.

Presidente é particípio presente do verbo presidir. Embora funcione ora como substantivo, ora como adjetivo, tem forte conteúdo de verbo. Nesses casos, nossa língua tem sido inflexível: é comum de dois. Não flexiona. Exemplos, temos às mancheias.Vejamos alguns.

Quem vive é vivente
Quem vê é vidente
Quem executa é exequente
Quem preside é presidente

Quem jaz é jacente,
Quem transcende é transcendente
Quem gere é gerente
Quem preside é presidente

Quem propele é propelente
Quem combate é combatente
Quem intende é intendente
Quem preside é presidente

Quem queima é candente
Quem cai é cadente
Quem se põe é poente
Quem preside é presidente

Não me consta que haja na língua portuguesa um só caso de particípio presente que faça o feminino com a terminação "a". Portanto, nada justifica a esdrúxula palavra “presidenta”.

De novo: se o povo quiser, será “presidenta”. Até lá, gramáticos, professores e jornalistas devem ficar com “a presidente”, que é a forma correta.

3 comentários:

Unknown disse...

Fernando, tanto presidente como presidenta está correto. Alguns gramáticos aceitam somente a palavra presidente, outros, entretanto, consideram as duas corretas.

Unknown disse...

Fernando, tanto presidente como presidenta está correto. Alguns gramáticos aceitam somente a palavra presidente, outros, entretanto, consideram as duas corretas.

Fernando Cabral desmente... disse...

Que alguns gramáticos aceitam, eu sei. Até mesmo dicionaristas já registraram a variante. Entretanto, isso não torna a palavra logicamente correta. "Presidenta" viola profundamente a língua. A única forma de convalidar uma aberração dessas é a adoção popular generalizada. Contra essa força não há argumento. Gramáticos e dicionaristas, porém, não têm a força coletiva dos falantes. Portanto, não podem convalidar o uso de uma palavra só se dão a tal arbítrio. Se o fizessem teriam também que dizer que são corretas as palavras "estudanta", "falanta", "ficanta". São as formas equivalentes de "estudante", "falante", "ficante", etc.
Portanto, está errada a palavra e estão errados os gramáticos que dizem que ela está certa.

b56a63c5-6e12-4ad3-81ef-13956069e781